segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Salão Dourado (Rebecca Kohn)

Saído directamente da história bíblica da rainha Ester e transportado para um imaginário completamente transcendente, O Salão Dourado conta-nos, com uma precisão envolvente e com um ritmo de escrita absolutamente viciante, a história da mulher que conquistou o coração do rei Xerxes. E tudo começa quando Ester, ainda com o seu nome judeu, é ainda uma criança orfã, prometida ao seu primo Mordechai, sem maiores planos que os de ser uma esposa dedicada. O seu deus, contudo, parece ter planos bem diferentes para a sua serva.
Com uma fluidez cativante, a autora leva-nos a seguir a história como se dela fizéssemos parte. Narrado na primeira pessoa, é frequente que o enredo nos faça entrar nos planos e nas emoções de Ester, enquanto criança, enquanto escrava e enquanto rainha. E este livro é mais que uma simples reconstrução da história bíblica. É todo um desvendar de imaginação, com os seus momentos de intriga, de ternura e de sensualidade.
Não tenho a menor dúvida de que este livro tem tudo para fazer as delícias dos que apreciam o romance histórico. Além disso, sem explicações desnecessárias e absolutamente isento de momentos maçadores, este é um daqueles livros que agarra o leitor à primeira página e, ao chegar ao fim, o deixa a suspirar por mais.
Uma bela história, magistralmente escrita. Recomendo sem reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário