terça-feira, 23 de junho de 2009

Os Olhos do Dragão (Stephen King)

Pode ser um pouco difícil de imaginar, mas este livro do mestre do terror é... uma mistura entre o conto de fadas e a fantasia medieval. Neste livro, encontramos a história de Peter, herdeiro do rei de Delain, que é injustamente condenado pelo assassínio do seu pai para servir os interesses de um conselheiro perverso.
E todo o lote de personagens de conto de fada está presente: o mágico negro, o dragão, o príncipe perfeito. Mas não é por isso que esta história deixa de ser interessante. Através da sua sempre impecável escrita, King narra-nos os acontecimentos de uma forma que é impossível de deixar antes do fim, deixando, ao longo do texto, indícios do que vai acontecer a seguir, mas sem revelar demasiado, ao mesmo tempo que, com uma escrita que não é, de todo descritiva, consegue prolongar a duracção da história recorrendo à narração de eventos menores.
Uma coisa que apreciei particularmente neste livro é a forma como o autor descreve os sentimentos e a personalidade das personagens, de forma precisa e não demasiado extensa, e sem se centrar apenas no protagonista, permitindo ao leitor identificar-se com os intervenientes nesta história.
Não será o melhor livro de Stephen King e, provavelmente, não é do mais original que já foi escrito. Ainda assim é uma boa leitura, leve, mas cativante.

1 comentário:

  1. Aconselharam-me a ler este depois de ter lido o The Talisman. Realmente, nunca me tinha passado pela cabeça que o "Mestre do Terror" escrevesse fantasia, mas fiquei bastante satisfeita com The Talisman e curiosa por ler mais livros deste autor.

    ResponderEliminar