domingo, 5 de julho de 2009

El Puente de los Judíos (Martí Gironell)

Este romance histórico fala-nos da construção da ponte de Besalú, estrutura de passagem, mas também ponto de defesa estratégica deste condado. Sob esta premissa, contudo, são muito mais as histórias que se desenrolam ao longo das páginas deste livro. A história de Primo, mestre de obras retirado devido à perda da sua mulher, Itram, o jovem corajoso que enfrenta leis e protocolos pela sua paixão, o conde e as suas forças, postos perante um cenário de traição e de batalha, e o próprio enviado papal, que vê a sua vida em risco no seio de uma conspiração.
Estes são apenas alguns dos pontos de interesse que tornam este livro numa leitura imperdível. A escrita fluida e precisa do autor, livre de descrições desnecessárias, faz com que a história avance constantemente, mantendo o leitor agarrado à história até à sua última página. Há, talvez, alguns momentos que poderiam ser mais desenvolvidos, deixando o leitor com a sensação de que falta algo em alguns fragmentos da história, mas, exceptuando esse aspecto, a história nasce e desenvolve-se de uma forma absolutamente cativante.
E desengane-se quem pensa que este é apenas um romance histórico. Há breves momentos, efémeros talvez, em que é a própria magia a marcar presença no mundo dos homens. E se este ponto é, talvez, pouco abordado, não deixa de conferir um novo fascínio a esta leitura.
Recomendo, sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário