quarta-feira, 29 de julho de 2009

The Fires of Heaven (Robert Jordan)

Neste quinto volume da saga Wheel of Time, a Sombra paira, cada vez mais próxima, sobre os protagonistas que os leitores já se habituaram a acompanhar nas suas aventuras. Sobre os ombros de Rand al'Thor pesa agora o destino do mundo e, com o apoio de aliados que não confiam inteiramente nas suas decisões, o jovem tem de enfrentar as múltiplas investidas das forças do Tenebroso.
Apesar da ausência de uma das personagens mais importantes da história (Perrin), este livro é, até este ponto, o mais fascinante e envolvente. Com uma mestria incontestável, Jordan arrasta o leitor para dentro do seu mundo e, apesar da sua escrita algo descritiva, a história guia-nos de evento em evento, todos eles inesperados, para culminar num final tão estranho e invulgar que nos deixa ansiosos por deitar mãos ao volume seguinte.
Um último aspecto que me fascinou neste livro foi a forte carga emocional de alguns eventos e personagens, numa complexidade que varia da teimosia e da irritação à desolação da morte e alegria do regresso.
Pena que só os primeiros quatro volumes estão traduzidos em Portugal e, ao que parece, não há indícios de que se pretendam publicar os seguintes nos próximos tempos. Ainda assim, para os fãs de fantasia épica que leiam em inglês, esta é, sem dúvida, uma saga imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário