segunda-feira, 20 de julho de 2009

Morrerei Esta Noite (Fernando Marías)

Pequeno, mas perturbador na sua precisão, este livro traz-nos a história de uma vingança tão meticulosa e planeada em cada um dos seus aspectos que perdura para além da morte do seu próprio perpetrador. E é pela voz de Corman, um criminoso culto e manipulador, que sabemos do seu plano contra Delmar, o comissário que o prendeu.
Tudo começa com uma simples, mas estranha declaração. "Suicidei-me há dezasseis anos atrás". A partir daí, deparamo-nos com uma grande conspiração, uma corporação capaz de manipular os mais ínfimos aspectos da sociedade humana, e um projecto de vingança que, fria e sádica, tem somente um objectivo: reduzir a cinzas a existência de Delmar.
Nas suas poucas páginas, e escrito, em grande parte, como uma carta deixada pelo criminoso, deparamo-nos com toda uma série de emoções estranhas e, por vezes, repulsivas. Muitas vezes nos perguntamos como é possível tanta crueldade. E, perante toda uma série de coincidências que nem sempre o são, vislumbram-se para a vítima de toda a história, momentos de esperança, de salvação talvez, que depois se desmoronam paara dar lugar a um novo ciclo.
Trata-se de uma edição já muito antiga e, infelizmente, apresenta uma série de gralhas. Ainda assim, para os apreciadores de um bom policial com sérios laivos de horror, esta é uma breve, mas boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário