sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Fado da Sombra (Filipe Faria)

Chegada ao sexto volume das Crónicas de Allaryia, e perguntando-me à partida o que mais poderia acontecer aos seus protagonistas, entrei nesta leitura decidida a apreciar o mais possível todos os desenvolvimentos da história. Nada me poderia ter preparado, contudo, para toda a série de surpresas que fui encontrando ao virar das páginas.
Neste sexto volume, confirma-se que, com o avançar da saga, as Crónicas de Allaryia foram adquirindo a sua própria identidade, bem para além do seu início com (bastantes) similaridades à obra de Tolkien. E também a escrita do autor evoluiu consideravelmente, conseguindo criar momentos verdadeiramente cativantes. Desde o humor, à tensão, passando à tragédia e depois a uma nova esperança, os ciclos de acontecimentos sucedem-se uns aos outros de uma forma fascinante e, cada vez mais, as personagens conseguem surpreender-nos pelos seus actos e pelo seu carácter.
Não é uma obra perfeita. O presente excesso de palavras rebuscadas e um cansativo prolongadamento de algumas descrições, nomeadamente dos conflitos entre personagens, tornam este livro numa leitura por vezes exaustiva. Ainda assim, acredito que os fãs desta saga não se vão sentir desiludidos com este volume, que compensa claramente os momentos mais parados com um final alucinante e completamente imprevisível, que deixa os leitores ansiosamente à espera das revelações que só o último volume poderá trazer.
Sem dúvida que recomendo este livro a quem começou a ler esta saga. Por todos os seus momentos divertidos e comoventes, e também pela mensagem por vezes oculta nos seus momentos mais inesquecíveis: o valor da amizade, do amor e do sacrifício.

2 comentários:

  1. Bem, de uma coisa tenho pena. QUe não tenhas colocado mais descrições acerca do livro. Li os 3 primeiros, estou a tentar ler os outros, mas adoro a obra. Para quem gosta de ler, é obrigatório. Só uma opinião: não acho que seja uma leitura exaustiva. Para mim, exaustivo é anjos e demónios, o codex 632 e assim. Nem acabei esses dois livros. Isso sim é leitura exaustiva.
    Mas stes, espectaculares.
    I WANT TO BE LIKE FILIPE FARIA WHEN I'M A GROWN UP! XD

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Tem boas lutas e um final excelente. Só achei a luta Tannath vs Quenestil um pouco excessiva.

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar