quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Diário Perdido de Don Juan (Douglas Carlton Abrams)

Sob a forma de um diário curiosamente sincero, tendo em conta a personalidade que o protagoniza, este livro conta-nos a história de Don Juan, o lendário libertino. Há, contudo, neste livro, bem mais que uma boa história de aventuras e, ao longo das suas páginas, ficamos a conhecer uma alma muito para além do sedutor.
Com momentos de sensualidade fluentemente descritos, não é, ainda assim, esse o ponto mais marcante deste livro. Ao ouvir, pelas suas palavras, a história de um passado de criança orfã que foi ladrão e espia, para depois se tornar no fidalgo sedutor que, através do seu protector, gozava dos favores da realeza, é impossível não nos surpreendermos com os rasgos de nobreza e honra que a personagem demonstra. E, quando Don Juan parece esquercer a sua vida de sedução pelo estranho sentimento que hesita em reconhecer como amor, a força do seu coração e aquilo a que se dispõe por esses sentimentos são relatados de uma forma tão serenamente bela que é improssível não se ficar fascinado pela figura do protagonista e pela arte do autor que o desenvolveu de tal forma.
Preciso, envolvente e magistralmente escrito, este é um livro que não se deixa largar antes da última página. E, com todos os seus momentos de paixão, de amor e de sacrifício, este diário é, sem dúvida, um livro imperdível.

2 comentários:

  1. O livro é uma deliciosa fantasia realista, texto sedudor e imaginativo, como não poderia de ser um livro sobre Dom Juan,mas acima disto o livro retrata muito bem a alma feminina.
    O livro é como uma mulher que mente quando como é necessário para ela mentir só para nos seduzir.

    ResponderEliminar
  2. Amei o livro e todos os homens deveriam ler

    ResponderEliminar