segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A Stir of Echoes (Richard Matheson)

Mais um livro de um autor que dispensa apresentações, e mais um livro excelente. Este conta-nos a história de Tom Wallace, que, depois de uma sessão de hipnotismo realizada em ambiente de brincadeira, começa a captar manifestações do paranormal. E o início desses estranhos fenómenos processa-se quando vê, pela primeira vez, a figura de uma estranha mulher parada na sua sala.
O que mais admiro em Richard Matheson é a sua capacidade de misturar, com um toque de génio, os elementos do medo e do horror, com uma profunda e poderosa abordagem dos sentimentos e das relações. No caso deste livro, é impressionante a forma como os novos dons de Tom intervêm nas suas relações afectivas, tanto com a esposa como com os amigos e vizinhos. A esse aspecto junta-se a sombra de uma loucura possível (talvez provável) e o resultado é uma obra de arte em 200 páginas.
Para todos os fãs do horror, este é um imperdível. E se viram o filme protagonizado por Kevin Bacon, supostamente baseado neste livro, esqueçam o filme e leiam. Porque é muito mais que a diferença entre a escrita magistral de Matheson e a passagem da história à imagem. Mais uma vez (como em Eu Sou a Lenda), a história do livro e a do filme são completamente diferentes.
Sem dúvida que recomendo este livro: é uma leitura rápida, viciante e genial. Quanto a mim... Vou à procura de mais livros do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário