domingo, 15 de novembro de 2009

Curar (David Servan-Schreiber)

Devo dizer, antes de mais nada, que este não é um dos habituais livros de auto-ajuda. Apesar do título completo "Curar o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamentos nem psicanálise" quase sugerir que todas as soluções se podem encontrar aqui, este livro segue um sistema algo diferente do habitual.
Escrito por um psiquiatra, esta é uma obra que se centra, em grande parte, nos conceitos médicos e nas experiências e casos clínicos que passaram pela experiência do autor ou de outros médicos cujos estudos teve oportunidade de conhecer. Ainda assim, e apesar de, nos primeiros capítulos, a imensidade dos termos médicos e científicos se revelar como um pouco confusa, quando o autor passa das novas técnicas médicas para elementos como a alimentação, o exercício físico e até as relações pessoais, o livro toma um rumo diferente e a verdade é que, independentemente de termos ou não um problema, este é um livro que tem muito para ensinar.
Por último, e a ter em conta, este livro apresenta uma exaustiva lista das fontes em que se baseou, revelando-se, portanto, cientificamente, assim como clinicamente apresentado, o que faz com que Curar seja mais que um manual de auto-ajuda ou uma tese sobre a psicologia e a inteligência emocional, mas a mistura mais eficaz de ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário