sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Lenda de Sigurd e Gudrún (J.R.R. Tolkien)

A mitologia nórdica é muito rica, e uma fonte sem fim de inspiração. Também J.R.R. Tolkien, em tempos, decidiu escrever a sua versão da maior das lendas nórdicas. E é o resultado dessa ideia que nos é apresentado nesse livro, sob a forma dos dois lais que constituem A Lenda de Sigurd e Gudrún.
Em primeiro lugar, é de referir que, este livro, editado por Christopher Tolkien, apresenta, para além dos dois poemas, uma série de notas e comentários que pretendem contextualizar o poema no âmbito da literatura nórdica. Este aspecto não é necessariamente uma fragilidade no livro, mas pode, por vezes, tornar o livro um pouco cansativo. São tantos os termos e os nomes desconhecidos que, para um leitor não muito familiarizado com o tema, as notas introdutórias e o próprio comentário aos poemas, podem levar a uma desorientação na leitura. São notas, ainda assim, que nos permitem compreender em pleno o que está contido nos poemas e que, apesar de exigirem um certo esforço, permitem uma apreciação mais completa da obra.
Passando aos lais em si. Tolkien é um nome que dispensa elogios. A qualidade da sua obra é sobejamente conhecido pelas suas obras situadas na Terra Média. Ainda assim, e num registo bem diferente, os dois lais apresentam-nos uma forma de mestria muito particular. Nota-se o trabalho e o conhecimento necessários para recriar a lenda, seguindo a estrutura tradicional, mas reflectindo a sua própria voz. Pena que, inevitavelmente, parte do ritmo e da estrutura se perdem com a tradução (situação perfeitamente normal), mas, ainda assim, e isto leva-nos de volta à introdução, os comentários de Christopher Tolkien permitem-nos um vislumbre do que seria a arte do poema na língua original.
Em jeito de conclusão... É provável que este livro não agrade a todos os fãs de Tolkien. Sendo as notas e comentários quase tão extensos como os poemas em si, este é um livro que, muitas vezes, surge quase como uma dissertação sobre a literatura nórdica. E é esse aspecto que leva a que A Lenda de Sigurd e Gudrún não seja uma leitura capaz de cativar todos os leitores. É uma obra diferente, com a qual há muito a aprender, mas que exige um certo esforço. Ainda assim, a qualidade é inegável e é sempre interessante mergulhar nas origens do mundo que serviu como uma das bases para a grande obra de Tolkien.

1 comentário:

  1. Eu estou a ter uma cadeira na faculdade que é cultura inglesa medieval e a minha professora está farta de falar no Tolkien porque, além de fã, diz que foi ele o responsável pela criação de uma mitologia inglesa, que a Inglaterra não tem. Como foi invadida por povos escandinavos pensa-se que terão herdado essa mitologia. Tolkien vai recuperá-la e criar uma mitologia inglesa.

    Se eu já tinha vontade de ler Tolkien, com estas aulas estou completamente em pulgas!!

    ResponderEliminar