terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Novidade Esfera do Caos

Título: Alterações Climáticas e Desenvolvimento Limpo
Subtítulo: Cooperação entre Portugal e os PALOP
Autora: Carla Gomes
Editora: Esfera do Caos Editores
Colecção: Gulbenkian Ambiente (5)
Número de páginas: 168
Formato: 16,00 cm x 23,50 cm
PVP: 13,90 euros
Data de Publicação: Janeiro de 2010
Isbn: 978-989-8025-99-9
Código de Barras: 9 789898 025999

Sinopse
Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento Limpo. Continuar a crescer sem extinguir as bases da sobrevivência humana no planeta e sem retirar aos países mais pobres a possibilidade de terem uma vida melhor, tanto mais que pouco contribuíram para a crise ambiental global.

Esta parece ser uma ideia bastante promissora! Mas até que ponto é que o «Desenvolvimento Limpo» ― mecanismo do Protocolo de Quioto que pretende favorecer os menos desenvolvidos e os poluidores ao mesmo tempo ― faz realmente o que apregoa? Faz crescer os mercados, ajuda os mais pobres e salva o planeta, em simultâneo?

Focado no caso português e na sua estratégia de cooperação internacional, dando destaque à cooperação com os PALOP, este livro surge no rescaldo da Cimeira de Copenhaga e ajuda a reflectir sobre o que devemos mudar para reciclar Quioto, a começar pelo «Desenvolvimento Limpo».

Sobre a Autora
Carla Gomes nasceu nos Açores. Licenciou-se em Comunicação Social em Setúbal e fez o Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais na Universidade de Aveiro. Como jornalista, escreveu em diversas publicações generalistas e especializadas, como os jornais Quercus Ambiente e Água & Ambiente, tendo participado ainda em projectos como a publicação internacional Green China e o livro Quercus: 20 Anos. Colabora desde 2007 com a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo na área da comunicação. Nos últimos anos fez investigação em torno das Alterações Climáticas e da Cooperação para o Desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário