quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cativa na Arábia, de Cristina Morató: uma novidade Esfera dos Livros

Nesta obra contamos a história de uma mulher à frente do seu tempo. Considerada a “Mata Hari do Deserto” ou a “Amante de Lawrence da Arábia”, Marga d’Andurain espiou para os britânicos, dirigiu juntamente com o marido um hotel no deserto sírio e propôs-se ser a primeira ocidental a entrar em Meca.
Para isso, já divorciada, casou-se com um beduíno e converteu-se ao Islão. A sua viagem ao coração da Arábia foi um autêntico pesadelo, ao ser fechada num harém e mais tarde encarcerada na terrível prisão de Yidda.
Ao abandonar o Próximo Oriente, dedicou-se ao tráfico de ópio em Paris, ocupada pelos nazis, acabando por ser assassinada em Tânger. Mas quem era na realidade esta mulher? Uma perigosa espia, uma assassina ou apenas uma audaciosa viajante?

Cristina Morató nasceu em Barcelona, estudou jornalismo e fotografia. Desde muito jovem percorreu o mundo como repórter, realizando numerosos artigos e reportagens. Depois de passar grandes temporadas em países da América Latina, Ásia e África. Em 2005 viajou pela primeira vez para o Próximo Oriente visitando a Síria e mais tarde a Jordânia. O seu interesse em recuperar do esquecimento as grandes viajantes e exploradoras da história levou-a publicar com grande êxito da crítica e do público: Viajeras intrépidas y aventureras (2001), Las reinas de África (2003) e Las damas de Oriente (2005).

Sem comentários:

Enviar um comentário