domingo, 18 de abril de 2010

Mistérios da Medicina (Ann Reynolds e Kenneth Wapner)

Desde os simplesmente bizarros aos incapacitantes e fatais, este livro reúne um conjunto de casos clínicos que confundiram os médicos e que, em alguns casos, permanecem como um verdadeiro mistério. Baseado na série da ABC, este conjunto de situações apresenta, de forma sucinta e clara, até para um público menos informado, toda uma série de sintomas e patologias que, pela sua raridade, permanecem desconhecidas até de muitos médicos.
Testemunhos dos doentes, dos familiares e dos médicos responsáveis pelo caso permitem uma visão bastante ampla de cada um dos problemas e, sendo evidentemente destinado ao público geral, os mecanismos mais complexos e as explicações mais profundas ficam por apresentar. Este livro centra-se no aspecto do imprevisto e do desconhecido, de como uma pequena situação pode confundir não só aquele que por ela se vê afectado, mas também os próprios médicos.
Bastante interessante na sua generalidade e com alguns casos verdadeiramente surpreendentes, este é um livro que chama a atenção e que nunca será demasiado complexo, mesmo para quem está bem longe do conhecimento das ciências médicas. Na verdade, o único elemento de que senti falta foi mesmo da possibilidade de aprofundar um pouco mais as explicações relativas a certas síndromes. Ao conhecer estes casos, contudo, mais que a surpresa ante a sua improbabilidade, o pensamento que fica é bem mais simples. O organismo humano é toda uma imensidade de processos a decorrer em simultâneo. Quando uma pequena falha pode despoletar um problema, não é maravilhoso olhar para uma vida saudável e apreciá-la?

1 comentário: