domingo, 27 de junho de 2010

Robin dos Bosques (Henry Gilbert)

Num tempo em que senhores e cavaleiros usavam o seu poder para tornar miserável a vida dos menos favorecidos, foi a floresta de Sherwood o abrigo e o território de um grupo de homens destinados a trazer aos pobres a justiça que o sistema lhes negava. Liderava-os Robert de Locksley, mais conhecido como Robin dos Bosques.
É sobejamente conhecida a história de como Robin e os seus homens roubavam aos ricos para dar aos pobres. São múltiplas as versões literárias e cinematográficas desta história. E neste livro é possível encontrar alguns dos episódios mais célebres, tais como a forma como Robin conheceu João Pequeno e Frei Tuck ou o grande torneio organizado pelo xerife de Nottingham, mas também episódios menos populares. Aqui, seguimos a vida de Robin desde o dia em que foi declarado proscrito (e que razões justificaram este acontecimento) e ao longo de toda a sua vida. São várias as aventuras deste fora-da-lei e dos seus companheiros e não são só as personagens mais conhecidas (Marian, Guy de Gisborne, Ricardo Coração-de-leão) que estão representadas.
A escrita é meticulosa e bastante detalhada, criando cenários bastante claros e completos nas diversas situações. Isto resulta num ritmo de leitura um pouco mais lento, mas também numa caracterização mais satisfatória das personagens. Esta caracterização atinge o seu auge em Robin, que nos surge como o indivíduo nobre e de fortes princípios, mas que manifesta a sua imperfeição num certo nível de arrogância para com algumas figuras que cruzam o seu caminho. Será esta arrogância, aliás, a causa de alguns dos momentos divertidos deste livro.
Um livro interessante, com uma escrita detalhada e uma visão bastante completa da lenda de Robin dos Bosques. Não será, provavelmente, uma leitura compulsiva, tendo em conta o detalhe com que cada situação é explorada. Mas, para os apreciadores deste tipo de aventura, será seguramente um livro que não desilude. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário