sexta-feira, 16 de julho de 2010

Não há Bela sem Senão (Rebecca James)

Katherine tem um segredo. Um acontecimento trágico no seu passado fez com que se mudasse da sua antiga casa e entrasse para uma nova escola. E é aí que vai conhecer Alice, a rapariga incrivelmente popular que, sem razão aparente, a convida para a sua festa de aniversário. Mas Alice não é apenas a rapariga simpática e extrovertida que parece ser e a sua relação com Katherine cedo evoluirá de uma aproximação de amizade para uma obsessão destrutiva.
Surpreendente seria uma boa palavra para aplicar a este livro. Com uma escrita simples e envolvente, sem elaborações desnecessárias, a autora centra-se na sua história e nos seus protagonistas, sem grandes desenvolvimentos descritivos, mas com uma forte caracterização de personagens. O temperamento perturbado de Alice, a sua oscilação entre a carência emotiva e uma crueldade gélida, e, por outro lado, o intenso sentimento de culpa que sempre marcou a vida de Katherine são elementos essenciais na envolvência que se cria em volta desta história de obsessão.
Os acontecimentos sucedem-se a um ritmo muito rápido e há, ao longo da história, várias situações imprevisíveis. Por outro lado, alguns dos acontecimentos são já insinuados desde o princípio, o que confere a todo o enredo uma aura de tragédia iminente. Porque é, afinal, de acontecimentos dolorosos que é feita uma boa parte deste livro. O passado de Katie, marcado pela sua responsabilidade no que aconteceu à irmã, é, ele próprio, uma arma perigosa nas mãos de Alice. E o que em Alice parece ser apenas a acção de uma mente perturbada acaba por revelar também as suas ligações ao passado, numa história que é, na sua globalidade, perturbadora, e que reflecte toda uma série de processos de interacção, desde a força (ou fragilidade) da amizade à descoberta do amor.
Fica a sensação de que uma história tão intensa poderia ser mais desenvolvida. As relações familiares de Katherine com os pais, e particularmente o sucedido no passado, acabam por se limitar às descrições mais relevantes, criando cenários bastante perturbadores, mas deixando a sensação de que haveria muito mais para contar. E é isso que falta, um pouco mais de desenvolvimento que permitisse conhecer melhor as personagens, abrindo os seus comportamentos a uma maior compreensão.
Uma leitura interessante, com um enredo envolvente e uma marca emocional muito forte, que fica na memória, apesar da sua brevidade e das coisas que ficam por dizer. Uma estreia agradável, e que me deixa curiosa em ler mais desta autora.

1 comentário:

  1. Li o resumo e achei interessante a história ;D e adoro a capa! vou ver se compro o livro... na wook é o local onde o livro está mais barato,

    ResponderEliminar