sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Orbias - O Demónio Branco (Fábio Ventura)

Depois dos intensos acontecimentos que mudaram a vida de Noemi, voltar à normalidade é tudo menos fácil. O mundo real é cansativo, principalmente tendo em conta as agruras do seu estágio. E, quando o dia termina e apenas o silêncio fica como companhia, é a memória de Sebastian que prevalece, dolorosa com a intensidade da perda. Mas estarão os mundos realmente separados? E será Orbias o mesmo mundo que Noemi conheceu? Determinada a encontrar o seu amor perdido, Noemi desafiará tudo o que conhece para voltar a Orbias e encontrar o seu Sebastian. Mas tudo tem consequências...
Primeiro que tudo, há a realçar neste livro uma notável evolução a nível de escrita. Não se perdeu a força emotiva nem o ritmo envolvente, mas há uma maior maturidade, aliada a uma voz narrativa mais uniforme, cativante tanto nos momentos descritivos como nas situações de mais acção. E esta maturidade não se reflecte apenas no estilo de escrita, mas também nas próprias personagens. Tudo mudou, e este livro apresenta-nos uma Noemi bastante mais adulta e consciente, ainda que, por vezes, sejam necessários novos acontecimentos para despoletar a compreensão de algumas das suas fases de crescimento.
Também a globalidade da história ganhou complexidade, acrescentando novos elementos e anulando possíveis explicações apresentadas no livro anterior e que ganham agora um novo sentido, com base no maior conhecimento que toda uma sequência de situações inesperadas vai plantando na mente (e no coração) da protagonista. Porque não é apenas da história de Noemi e da sua busca pelo amor perdido que este livro se trata. É todo o rumo de Orbias que está em causa, colocado perante uma mudança despoletada por um único e complexo plano maquiavélico.
Uma nota muito positiva para o desenvolvimento dos Entes e do poder a eles associado, também curioso pela forma descontraída mas interessante como o autor transporta elementos da nossa história para o seu próprio mundo. E, acima de tudo, uma importante nota para o que considero ser o aspecto mais cativante de todo este livro, que é a forma como o autor conjuga imprevisibilidade e acção, com um forte elo emocional e uma intensa mensagem subjacente, de amizades por vezes fracassadas, de ilusões que, quando se desvanecem, não deixam senão dor, da ténue linha que separa, afinal, o bem e o mal, e da capacidade de persistir e de continuar a lutar mesmo quando até os mais próximos se parecem voltar contra nós.
Mágico, envolvente, viciante e muitíssimo comovente, um livro que conjuga fantasia e sensualidade, numa história que é também de crescimento e de aprendizagem perante a vida. Foi um prazer regressar a este mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário