sábado, 4 de dezembro de 2010

Gritos do Passado (Camilla Läckberg)

O corpo de uma turista alemã é encontrado por uma criança. Sob esse cadáver, estão os esqueletos de outras duas mulheres, possivelmente relacionadas com um caso de desaparecimentos de longa data que nunca foram solucionados. E há uma nova jovem desaparecida e tudo indica que não lhe reste muito tempo. Cabe, pois, a Patrik Hëdstrom liderar a investigação... antes que seja demasiado tarde.
Envolvente e complexa, esta é uma investigação onde nada é o que parece. Com uma escrita fluída e uma notória capacidade de manter o suspense, a autora cria uma história que, mesmo não sendo tão intensa como em A Princesa de Gelo, mantém constante a curiosidade e até uma certa preocupação para com as personagens. Ao entrar no ponto de vista das vítimas, a autora cria uma certa empatia. Ao apresentar a equipa de investigação em todos os seus esforços, mas também com as suas fragilidades, estimula um novo interesse em acompanhar o mistério. Ao desenvolver a complexidade de relações da família Hult, marcada por todos os seus segredos e conflitos internos, deixa indícios de quem poderá ser o culpado, apenas para que, em seguida, as coisas tomem um rumo completamente diferente do esperado. E tudo pode mudar a qualquer momento.
Tal como tinha acontecido em A Princesa do Gelo, há outros factores que se destacam, para lá do mistério principal. A interacção entre personagens, tanto na vida familiar de Erica e Patrick (com o nascimento iminente de uma criança, os hóspedes insuportáveis e as relações familiares atribuladas) como nos conflitos e interesses da própria família Hult. A autora não se limita a apresentar o processo de resolução de um crime. Desenvolve também a vida quotidiana, os atritos, os conflitos, as preocupações e as circunstâncias mais peculiares da vida no local que escolheu para tema dos seus livros.
Todos estes factores resultam num livro envolvente, cheio de mistério, marcado por alguns momentos de grande intensidade e com uma história que não se limita à procura de um criminoso. Envolvente e surpreendente, uma muito boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário