quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Casino Royale (Ian Fleming)

O inimigo é Le Chiffre, um espião russo procurado por uma organização que lhe pretende pôr fim à vida, a não ser que ele consiga reunir uma quantidade considerável de dinheiro. A missão é derrotar Le Chiffre num jogo de bacará, impedindo-o de se salvar. E o agente perfeito para essa mesma missão é o lendário 007. Mas nada é tão meticulosamente planeado que complicações não possam surgir e o jogo torna-se bem mais perigoso à medida que Le Chiffre fica mais e mais desesperado.
Há diferenças consideráveis entre o agente secreto dos filmes e o homem apresentado nesta sua primeira missão. Neste livro, há algo de mais humano em Bond, uma complexidade para lá do homem frio e distante que não pensa senão na missão a cumprir e nas manobras de sedução que pode levar a cabo perante as mulheres que cruzam o seu caminho. Não. Este James Bond é impassível, quando necessário, mas não indiferente às consequências da sua frieza. Tem a bravura necessária para as acções mais difíceis, a coragem para suportar uma terrível quantidade de dor... e, ainda assim, a vulnerabilidade necessária para se preocupar e amar. Surge, assim, uma figura mais complexa, mais realista e com bastante mais força empática que o Bond de qualquer dos filmes que tive oportunidade de ver.
Quanto ao enredo, o início é um pouco confuso, talvez devido aos múltiplos elementos que se vão colocando em posição para servir os objectivos da missão em causa. Ainda assim, há nesta fase inicial mais lenta - quando em comparação com o ritmo compulsivo que se segue aos capítulos iniciais - alguns momentos bastante interessantes, principalmente no vislumbre que é dado do temperamento de M. E, à medida que a história se torna mais e mais viciante, há momentos simplesmente devastadores na sua força, principalmente no episódio da tortura e na revelação final acerca de Vesper.
Interessante, mais complexo e envolvente do que o início deixaria prever, um livro cativante, com momentos soberbos e um protagonista fascinante em vários aspectos. Fica a vontade de ler mais sobre esse misterioso homem que responde pelo nome de Bond... James Bond.

Sem comentários:

Enviar um comentário