sábado, 26 de março de 2011

O Segredo de Afonso III (Maria Antonieta Costa)

Madragana ben Bekar é conhecida como sendo a concubina do rei, mãe de dois dos seus filhos. Mas talvez a verdade seja diferente e, quando Afonso III morre, balbuciando palavras sobre segredos e traições, é possível que a vida da moura esteja em risco. Entretanto, num tempo diferente, as investigações de Eunice Bacelar levam-na à descoberta inesperada da história de Madragana. Mas outros vêem no texto um segredo bem diferente e a sua vida pode estar ameaçada.
O Segredo de Afonso III é um livro que, ainda que a escrita se revele envolvente desde bem cedo, apenas aos poucos vai revelando as suas potencialidades. E, assim, numa fase inicial, o enredo parece decorrer a dois ritmos diferentes. Na história de Madragana, com todos os seus mistérios e intrigas, há algo de enigmático que desperta curiosidade praticamente desde o início. Já na história de Eunice, a fase inicial parece ser algo de invulgar, já que as revelações apenas mais tarde surgem e as relações que a investigadora estabelece parecem estabelecer-se, talvez, de forma um pouco precipitada.
Mas claro que isto tem uma razão de ser, ainda que apenas mais adiante na história esta seja revelada. E, a partir do momento em que também a história de Eunice se cruza com os segredos de Madragana, entrelaçando a já interessante intriga de corte com as temáticas da alquimia e do ocultismo, bem como com a questão da homossexualidade em pleno século XIII, a leitura torna-se, de facto, viciante, face à curiosidade de querer saber mais, tanto sobre as ameaças à vida de Madragana como sobre as descobertas de Eunice.
Ainda de referir uma certa simetria criada entre as histórias das duas mulheres, um elemento que, ainda que revele a sua força numa fase já muito avançada da narrativa, cria entre as duas linhas do enredo uma ligação mais forte, um toque de surpresa que confere ao final um maior impacto.
De intensidade crescente e ambiente misterioso, um livro interessante, que surpreende pela ligação a mistérios e intrigas mais vastos do que a fase inicial deixaria prever. Uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário