sábado, 19 de março de 2011

A Promessa de Kushiel (Jacqueline Carey)

Prisioneira e no limiar da loucura, Phèdre não vê grande solução para a situação desesperada em que se encontra. Mas há demasiadas forças de olhos postos no seu percurso e nem só os deuses se preocupam com a salvação da sua eleita. Assim, eis que, mais uma vez, o caminho de Phèdre é o de terras distantes, gentes desconhecidas e uma luta aparentemente insuportável para deter as sempre elaboradas conspirações de Melisande. E entre aliados improváveis, manifestações para lá do humano e sentimentos que unem, talvez, o melhor e o pior, a jovem anguissette tem, mais uma vez, uma dura missão pela frente.
Há algo de mágico e de fascinante em cada novo regresso a este mundo. A criação de Jacqueline Carey marca não só pelo seu mundo complexo, habitado por personagens fascinantes e onde a acção de alguns pode mudar as vidas de todos, mas pela intensidade de acontecimentos e sentimentos, pela força emotiva inerente às mais intensas e dolorosas situações e pela forma como passado e futuro se entrelaçam numa vida demasiado dura para, no fim de contas, quebrar.
A história de Phèdre atinge, neste livro, o seu ponto mais sombrio... mas também uma nova iluminação. La Dolorosa e o Thetalos são ambientes de particular força, tanto pelas emoções que evocam como pela forma como representam o efeito de um passado imutável nos passos e decisões de toda uma vida. E, por outro lado, a tensão progressiva que se estabelece entre personagens, os momentos de dor e de dúvida, em contraste com os momentos de tranquilidade, de amor e até as pequenas situações divertidas que vão surgindo, conferem a este mundo tão diferente e tão vasto algo de próximo ao leitor. Algo que deixa uma marca bem depois de terminada a leitura.
Apesar da sua ausência durante uma parte significativa do livro, continuam a estar associados a Joscelin, personagem profundamente fascinante, muitos dos momentos mais marcantes do livro. E isto aplica-se tanto às suas intervenções directas como ao lugar especial que este ocupa na vida de Phèdre, numa relação que só se torna verdadeiramente clara numa fase bastante adiantada deste livro e que culmina num final verdadeiramente delicioso. E também as novas figuras a surgir nesta história, com especial ênfase para Kazan, dão a todo este universo uma nova sensação de maravilhoso, com a certeza de que há sempre mais a descobrir.
Belo, tocante, intenso e envolvente, mais um livro impressionante de uma autora que já conquistou nas minhas predilecções um lugar muito, muito especial.

2 comentários:

  1. Ainda não li A Eleita, estava à espera que saísse este, para atacar os dois de seguida. Estou mortinha para lhe pôr as mãos em cima ^^

    Passa no meu blog, tens um pequeno desafio à tua espera :)

    ResponderEliminar
  2. Esta escritora já é a minha preferida da colecção bang, ganhando quer à Bishop (sei que é a tua LOL), quer à Robin Hobb.

    De facto estou completamente rendido à qualidade quer das personagens, quer do enredo quer do tipo de escrita.

    Elua, esteve livro encheu-me as medidas.

    BJ Raven do Fiacha

    ResponderEliminar