quinta-feira, 30 de junho de 2011

Será Poesia? (Eduardo Ferrão)

São essencialmente episódios contados em verso os poemas que constituem este livro. Desde um simples gesto em quatro ou cinco linhas a toda uma história de vida num poema que ocupe algumas páginas, o que se retira deste livro é, principalmente, a visão de um sujeito poético que vê histórias acontecer e que, de forma mais ou menos elaborada, as transmite ao seu leitor.
É nas imagens que se encontra o ponto forte deste livro. Histórias com algo de trágico e algo de emotivo fazem parte de cada poema e é aí que reside o elemento cativante. Ainda assim, fica a impressão de que a força da mensagem acaba por se perder, em parte, na estrutura. O recurso à rima quebra, de certa forma, o ritmo e a fluidez da imagem, limitando-a, no que deixa a impressão de ser uma mensagem forte, mas que o poderia ser muito mais caso não estivesse bloqueada pela barreira da rima.
Emotivo e algo pessoal, este livro não deixa de ser uma leitura cativante, principalmente nos poemas mais curtos, já que é nestes que, centrada em poucas linhas, a mensagem menos se dispersa em termos estruturais. Fica, contudo, a impressão de que as histórias e os momentos que compõem estes poemas poderiam ser explorados de forma mais livre e aprofundada, não fosse a limitação estrutural...

Sem comentários:

Enviar um comentário