quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Contos Imaginários

O fim do mundo ou um mundo completamente diferente - mas onde as mesmas ideias imperam. São estes os temas dos dois contos que constituem este pequeno, mas muito interessante livro.
O primeiro conto é da autoria de Frank L. Pollack e intitula-se Finis. O ponto de partida é a espera pelo avistamento de uma estrela, há muito previsto, mas de consequências completamente inesperadas. Destaca-se neste conto a interessante evolução do tom narrativo, partindo de uma quase leveza inicial e percorrendo o caminho até ao desespero e, por fim, à resignação. Por vezes, tudo parece acontecer demasiado depressa, mas marca o interessante desenvolvimento dos elementos essenciais.
O outro conto é de George R.R. Martin. O Caminho da Cruz e do Dragão fala de religião e da luta contra a heresia... a uma escala interplanetária. Aqui, o mais interessante está nas questões de fé individual em contraste com a religião organizada, bem como do que é, afinal, verdade ou heresia, consoante os olhos de quem julga. Envolvente, com um sistema interessante e uma boa história, importa também destacar a soberba escrita que é característica do autor.
Duas histórias relativamente curtas, mas ambas bastante interessantes, fazem deste pequeno livrinho uma leitura cativante, ainda que relativamente breve, e também (porque não?) uma boa introdução às obras de ambos os autores. Uma boa leitura, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário