sábado, 6 de agosto de 2011

Contos Vampiros (Nancy Kilpatrick)

Mistério, sombra e... sangue. São os pontos fulcrais deste conjunto de contos onde o vampiro é a figura principal, ainda que a palavra não seja usada muitas vezes ao longo do texto. Criaturas sinistras, com muito pouco de humanidade, mas que também não se aproximam por completo das características do vampiro clássico protagonizam uma série de episódios sombrios... e surpreendentes.
O primeiro conto é também o mais fraco do conjunto. A Clarabóia percorre o primeiro dia da independência de uma mulher, interrompido por uma visita inesperada. A ideia em si é bastante interessante, mas pouco explorada. Curto, este conto deixa demasiado por dizer.
Bastante mais interessante, A Cave apresenta o regresso a uma casa antiga, numa busca de recordações. Intenso e misterioso, cria uma imagem intrigante das relações de uma estranha família, culminando num final aberto, mas particularmente bem conseguido.
Segue-se o que é, para mim, o melhor conto do livro. A Montanha Aguarda trata de um ritual antigo e da necessidade de fazer perguntas. Sombrio e cativante, marca principalmente pela visão de como a tradição condiciona a vida. Ao mesmo tempo história sobrenatural e reflexão sobre a necessidade de mudar, uma boa história.
Mulher de Lavrador apresenta uma mulher que vê as mudanças que uma estranha doença opera sobre o marido. Inicialmente algo lento, este conto evolui para uma história bastante interessante, com um final intenso. Já em Leesville, Louisiana, a base é um espectáculo itinerante, cuja principal atracção - o Apanhador de Sonhos - parece guardar um segredo sinistro. Interessante, ainda que um pouco confuso na fase inicial, a força deste conto está no toque sinistro de um final de impacto.
Por último, Já Não Sou a Mesma apresenta um relato de acontecimentos misteriosos e seres inexplicáveis, pela voz de uma mulher paralisada. Sombrio e intenso, surpreende pelo culminar da narrativa, ainda que alguns aspectos pareçam pouco explorados.
Obscuro e cativante, ainda que algo desequilibrado a nível de desenvolvimento dos contos, o balanço desta leitura é, claramente, positivo, ficando a vontade - particularmente devido a A Cave e A Montanha Aguarda - de ler mais da obra desta autora. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário