segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quem Assim Falou (José Jorge Letria)

Da antiguidade aos nossos dias, as frases que ficaram para a história, acompanhadas de uma breve contextualização e síntese da vida dos seus autores. Assim se define o conteúdo deste livro onde, de forma sucinta e acessível, frases sobejamente conhecidas (e outras, talvez, menos familiares) são aproximadas ao seu contexto original.
Bastam alguns parágrafos para contextualizar frases que, com o decorrer do tempo ou com a sua recorrente utilização em diferentes contextos, se tornaram comuns e, por vezes, um pouco divergentes do sentido que lhes dava quem as disse. Dependendo do contexto histórico, da época em que foram proferidas e do seu significado efectivo, também o tom varia desde o filosófico "Penso, logo existo" de Descartes a um muito peculiar " Se não têm pão, que comam brioches", de Maria Antonieta, passando por toda uma série de citações de sentidos tão diversos como o apelo ao heroísmo, a crítica ao sistema ou, simplesmente, alguma reflexão pessoal.
Muito mais haveria a dizer sobre os autores de algumas frases e, principalmente, sobre o contexto histórico em que estas foram pronunciadas. Ainda assim, o resumo sucinto que é apresentado para cada citação basta para criar uma ideia bastante precisa do seu contexto, bem como, nalguns casos, para despertar a curiosidade em ler mais sobre o assunto.
Este é, portanto, um livro que, não sendo particularmente complexo, funciona como uma interessante caracterização de citações famosas, inserindo-as no seu contexto de forma clara, ainda que sem grandes elaborações. Simples, mas interessante, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário