sábado, 12 de novembro de 2011

O Segundo Cerco (Henry H. Neff)

A chegada das Feiticeiras a Rowan, juntamente com o conhecimento de que o livro de Tot está em perigo, tornam imperioso um plano de acção. Astaroth está livre e, caso o livro chegue às suas mãos, o mundo tal como ele é deixará de existir, dando lugar a uma nova era. Mas poucas opções se vislumbram para impedir que tal aconteça e há muito poucos em quem se possa confiar. Por isso, Max e David terão de deixar a segurança de Rowan e, orientados por Cooper, um dos Agentes, descobrir onde se esconde o livro e de que forma o podem proteger. Mas o Inimigo está à espreita...
Um dos aspectos interessantes neste segundo volume é a forma como a história se expandiu, desenvolvendo-se para lá de Rowan e através de cenários diferentes e interessantes. Lugares como o Sidh e a Oficina de Frankfurt destacam-se pela sua diferença natural, enquanto que pontos de passagem como a loja do livreiro espanhol contribuem não só para o desenvolvimento do enredo, mas também para mostrar de que forma o mundo exterior mudou.
Além disso, esta diversidade de cenários serve também para mostrar o crescimento das personagens. Para David e Max, o desenvolvimento dos seus poderes implica mudanças e uma certa medida de conflito interior. Além disso, os diferentes interesses em jogo - já que, dada a complexidade das circunstâncias, cada facção defende os seus - impõem uma necessidade de reflexão antes de agir e também isto contribui para um maior crescimento das personagens.
Ainda de referir o final inesperado. Sendo a luta entre o bem e o mal (com algumas variantes) um elemento essencial da história, é surpreendente ver como o autor foge à clássica conclusão (pelo menos, neste volume, já que a série continua) em que, por alguma reviravolta, os heróis resolvem tudo. Aqui, o final é adequado ao rumo dos acontecimentos, a escolha é difícil e muito fica em aberto para o que virá depois.
Escrito de forma envolvente, com um ritmo de acontecimentos cativante e um maior desenvolvimento a nível de mundo e de personagens, O Segundo Cerco apresenta para as aventuras de Max e de David uma continuidade muito interessante. Fica a curiosidade em ver o que virá a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário