quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Carrier of the Mark (Leigh Fallon)

A mudança para a Irlanda é apenas mais uma na vida de Megan, habituada a trocar de cenário consoante as oportunidades de trabalho do pai. Mas, desta vez, tudo parece ser diferente. Principalmente a partir do momento em que se cruza com Adam DeRís. Misterioso, com uma reputação familiar algo obscura e... também incapaz de desviar os olhos de Megan. Mas a atracção e a tentativa de lhe resistir não são apenas o factor comum a ambos os adolescentes. Há algo de sobrenatural que se insinua. E, de um momento para o outro, tudo pode mudar.
Há alguns elementos bastante interessantes neste livro, principalmente a nível dos desenvolvimentos no tema do sobrenatural. A forma como os poderes dos quatro elementos se manifestam, em particular, está bem conseguida, bem como algumas das explicações para a conjuntura que envolve Megan e a família de Adam. Não é uma abordagem particularmente nova, nem desenvolvida em grande profundidade, mas está na base dos momentos mais interessantes do livro, contribuindo para uma fase final relativamente cativante. Além disso, a escrita é relativamente simples, mas de leitura agradável, com alguns bons momentos de humor.
O que me leva ao grande problema. É que uma boa parte da história (correspondente a, talvez, metade do livro) é demasiado semelhante a outros livros do género, particularmente Twilight e Evermore. E não a nível de ideia geral. Situações como a da atracção instantânea, seguida de uma tentativa de evitar e, depois, da cedência e a viagem a casa de Adam para conhecer a família são, de facto, tão similares às de outras obras que a sensação de déjà vu se sobrepõe a tudo o que possa ser cativante na leitura. Isto melhora numa fase mais avançada do livro, mas a demora até chegar aos elementos realmente interessantes da narrativa (o aspecto sobrenatural da história só surge minimamente explicado por volta da página cem) faz com que seja difícil manter a envolvência da leitura.
Dito isto, não achei o livro completamente mau. A partir do momento em que a autora se centra mais nos elementos sobrenaturais, seguindo um rumo próprio para a sua história, a leitura torna-se bem mais interessante e, ainda que falte algum desenvolvimento, fica curiosidade em saber o que acontecerá a seguir. Pena que parte desse potencial se perdesse no enredo romântico já tão habitual...

Nota: Este livro foi-me enviado pela jen7waters. Obrigada!

1 comentário:

  1. Só agora vi que já havia opinião!
    Fico muito feliz que tenhas gostado nem que seja um bocadinho, uma vez que eu não consegui.
    Fui tão má na minha review que tê-lo oferecido a alguém que lhe viu os pontos positivos alivia-me a consciência e devolve-me uns pauzinhos de karma. Por isso obrigada eu! ;D
    (E boa sorte para o giveaway que está a decorrer!)

    ResponderEliminar