segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ema (Jane Austen)

Ema Woodhouse sempre achou que tinha um talento para casamenteira, ainda que ela própria estivesse decidida a nunca casar. Mas quando toma como missão pessoal arranjar um bom casamento para a sua amiga Harriet Smith, as confusões e os mal-entendidos parecem demonstrar que as suas impressões sobre a sociedade que a rodeia nem sempre são absolutamente certas. E, entre as possibilidades de um par para Harriet, a conveniência e a etiqueta da convivência social e a entrada em cena de novas figuras, Ema nem sempre vê o que está bem perto de si e os sábios conselhos de Mr. Knightley nem sempre são interpretados como deviam.
Um elemento que sempre se destaca nos livros desta autora é o preciso e detalhado retrato da sociedade da época. As pequenas intrigas, os amores e ódios de estimação na convivência social, a hierarquia que se estabelece através dos grandes nomes e das grandes fortunas e, claro, a necessidade de uma certa equidade quando uma relação se estabelece são apenas alguns dos aspectos abordados neste livro. E tudo é feito com muito pormenor, tanto a nível de situações que revelam o carácter de certas personagens (e aqui Mrs. Elton surge como um perfeito exemplo de uma personalidade capaz de entrar em choque com tudo o que parece definir um quotidiano normal), como do próprio modo de pensar das figuras principais deste livro.
Não se trata, portanto, de uma leitura compulsiva. Há muitos pormenores para assimilar, muitas personagens para conhecer - e estas personagens revelam-se tanto nas pequenas atitudes ao longo do extenso convívio com a sociedade circundante como nos grandes momentos da narrativa - e toda uma série de acontecimentos e mudanças que se vão desenvolvendo de forma muito pausada. Mas são também estes elementos que tornam a leitura interessante já que, mais que uma história de romance e casamento, é o retrato social que se destaca. E é o pormenor que faz com que este retrato seja tão completo.
Trata-se, portanto, de um livro que exige tempo, atenção e uma certa dose de paciência para assimilar todos os pequenos detalhes que vão sendo apresentados. Mas, é também destes pormenores, aliados a uma história que é, afinal, também de crescimento e de descoberta para a sua protagonista, que é feita esta história com tanto para descobrir.

1 comentário:

  1. Lol, o meu livro tem esta frase "O Cupido está armado... e é perigoso." Adoro esta obra da Jane Austen. A Emma é hilariante. ^_^

    ResponderEliminar