segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (Leandro Narloch)

Diz-se que, na maioria das vezes, a História é contada pelos vencedores. Mas talvez isto não se aplique apenas aos grandes conflitos, mas a toda uma série de elementos históricos que, por uma ou outra razão, foram sendo transmitidos de uma forma que, por vezes, não é assim tão verdadeira. É desses episódios que, aparentemente definem a História do Brasil, mas que foram sendo perpetuados da forma mais conveniente que o autor constrói este livro, tentando, ao mesmo tempo que constrói uma leitura envolvente e esclarecedora, desmentir alguns desses "factos". 
Um dos primeiros aspectos a destacar-se neste livro é a organização. O autor escolhe uns quantos temas potencialmente controversos e, sobre estes, apresenta as teorias tidas como verdadeiras, para logo apresentar pesquisas que apontam num sentido bem diferente. Não há um desenvolvimento muito aprofundado relativamente aos temas, mas o essencial está lá, permitindo uma visão bastante clara das diferenças entre a história aceite e a verdade histórica.
Surpreende também o tom com que o livro foi escrito. Revelador em muitos aspectos (alguns deles bastante negros), surpreendem a leveza com que as situações são expostas e os momentos de humor que fazem com que, apesar dos temas mais pesados, a leitura nunca deixe de ser envolvente. 
Há, é claro, temas mais interessantes que outros, sendo, naturalmente, mais familiares aqueles que, de alguma forma, envolvam a História de Portugal. Ainda assim, há pontos de interesse em todos os capítulos, sendo de destacar, em particular, o dedicado aos escritores e às suas situações... infelizes.
De leitura agradável, com várias revelações interessantes, este não é um livro que se dedique à divulgação da História em profundidade. Trata-se, ainda assim, de uma interessante visão das divergências na forma como esta pode ser contada. Gostei de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário