domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Trono de Prata (C.S. Lewis)

Numa escola com muito poucas regras e onde os fortes se divertem a atormentar os mais fracos, Eustace e Jill encontram-se numa situação delicada. A única fuga possível parece ser uma porta que normalmente está fechada, mas, naquele dia, tudo muda. É que, para lá da porta, há um mundo completamente diferente e Jill e Eustace têm uma missão para cumprir em Narnia. O príncipe herdeiro está perdido e cabe aos dois jovens descobrir o seu paradeiro, seguindo as pistas dadas por Aslan. O destino é claro, mas o caminho não será fácil. E assim começa mais uma grande aventura...
No que toca aos pontos fortes deste livro, muitos deles são comuns aos já referidos para os livros anteriores. Uma escrita envolvente, com uma caracterização bastante precisa e detalhada dos diferentes ambientes, serve de base a uma história onde as aventuras são constantes e o caminho dos protagonistas é uma travessia de dificuldades para atingir o derradeiro objectivo. 
Ao ter Eustace como um dos protagonistas, é possível ver em pleno a mudança que este sofreu com os acontecimentos do livro anterior. Além disso, o seu caminho com Jill serve também para acrescentar novos lugares ao já vasto mundo de Narnia. O ambiente é, aqui, mais sombrio, mas a história mantém-se interessante, com um toque de humor, bastante de aventura e um toque de emoção que se intensifica pelos já familiares bons valores desenvolvidos ao longo desta série.
Há, ainda, um novo elemento que surpreende, principalmente porque proporciona um momento particularmente comovente. Este diz respeito a Caspian, e à forma como a sua própria aventura termina neste livro, no que acaba por ser não só uma surpresa interessante, mas também um dos momentos mais belos e comoventes de toda a série e uma boa base para reflexão.
Trata-se, pois, de mais uma leitura envolvente, com uma história cheia de aventuras e personagens interessantes a povoar um mundo já com muito de bom para descobrir. Agradável, com a medida certa de emoção e um final surpreendente, um livro muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário