terça-feira, 20 de março de 2012

No Calor dos Trópicos (Flávio Capuleto)

Vivem-se tempos conturbados no nordeste brasileiro. As mudanças na legislação e a consequente quebra na produção de café fazem com que o ambiente entre os colonos portugueses seja algo conflituoso e a incompetência do cônsul português faz com que o rei D. Luís tenha de nomear um substituto. Para o Dr. Bragança, que, sem saber bem como, se viu envolvido num caso amoroso que o pode levar a ser julgado por adultério, a nomeação é uma oportunidade de ouro que o médico aceita sem hesitar. Mas a partida para o Brasil está longe de ser a solução para os seus problemas: as condições deploráveis que encontra nas fazendas e a sua posição abolicionista cedo lhe conquistam inimigos e quando a sua amante convence o marido a continuar os seus negócios no Brasil para assim poder manter a relação amorosa com o novo cônsul, o caminho para a vingança parece ser inevitável.
História de amor extra-conjugal e da vingança de um homem traído, mas também retrato preciso do Brasil nos tempos da abolição da escravatura, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela forma como a história pessoal das personagens se conjuga com a caracterização do contexto histórico  em que decorre a narrativa. São tão importantes para o enredo os acontecimentos que definem a relação secreta (ou não tão secreta) de Leonor e de Afonso como a forma como os momentos que conduzem à mudança global. A própria jornada de Afonso na sua descoberta do que verdadeiramente acontece nas fazendas, com a sua intervenção num julgamento e a constante fidelidade aos princípios que defende serve como base para um retrato bastante nítido e completo do tipo de conflito que se viveria à época.
Ao contexto histórico bem desenvolvido e a uma escrita envolvente junta-se um conjunto de personagens bastante interessantes. Sendo o triângulo amoroso - se tal se lhe pode chamar - o foco central, é na relação entre Leonor, João e Afonso que o essencial das suas personalidade se definem. Seria interessante, aliás, ver um pouco mais das personalidades destas figuras para lá da linha em que os seus caminhos se cruzam. O essencial está lá, ainda assim, e o desenvolvimento deste trio, com todas as suas diferenças e contrastes, completa-se com a intervenção de algumas personagens secundárias que, em certa medida, permitem uma visão mais completa dos protagonistas, já que também as suas interacções com os que os rodeiam servem para os definir.
Trata-se, portanto, de um livro cativante e de leitura agradável, interessante pela história das suas personagens (que culmina num final particularmente marcante), mas acima de tudo pela boa caracterização do período de mudança em que decorre. Uma boa leitura, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário