quarta-feira, 11 de abril de 2012

Para Sempre, Meu Amor (Cathy Kelly)

Mel estava determinada a ser uma mulher de carreira, até que compreendeu o que estava a perder no tempo que não dedicava aos filhos. Cleo tinha o sonho de, um dia, gerir o hotel da família, mas os pais e os irmãos tinham um plano bem diferente e que não a incluía. Daisy amava o companheiro e só lhe faltava um filho para ter a vida perfeita... mas Alex tinha uma visão bastante diferente da relação entre ambos. E a história destas mulheres vai cruzar-se no Spa Cloud's Hill, lugar que uma mulher que aprendeu com a dor do passado criou como refúgio para os que necessitam de tranquilidade. Em parte pela força das suas próprias personalidades, mas também pela serena companhia de Leah e dos seus conselhos, Mel, Cleo e Daisy vão descobrir a melhor forma de mudar as suas vidas.
Parte do que torna esta história interessante é a forma como três protagonistas com tanto de diferente acabam por criar uma cativante cumplicidade baseada nos seus pontos em comum. A história de cada uma delas evolui de forma praticamente independente durante uma boa parte do livro, mas os elementos que as juntarão evidenciam-se bastante cedo. As vidas das três protagonistas desenvolvem-se, portanto, a um ritmo relativamente pausado, mas em que os ocasionais momentos emotivos preparam caminho para um final cheio de mudanças. 
Não é de grandes acontecimentos que se define o rumo desta história, mas antes das pequenas tragédias e dos sonhos hesitantes de uma vida privada e pessoal. Para Cleo, é o conflito familiar, a necessidade de ceder, por vezes estando certa, em nome da harmonia entre os que ama. Para Mel, é a descoberta de um equilíbrio entre a vida profissional e as suas relações pessoais. Para Daisy, é a aprendizagem de como viver depois de perder o que julgava ser tudo na sua vida. E até para Leah, presença discreta ao longo de todo o livro, se trata de um caminho de descoberta da superação da dor através do auxílio a quem necessita.
Trata-se, portanto, de uma história que, escrita de forma cativante e com um grupo de personagens que se complementa nas suas forças e fragilidades, se centra essencialmente nos afectos e nas mudanças de vida, construindo uma linha narrativa que, apesar do ritmo um pouco lento e do foco nas pequenas coisas da vida pessoal, acaba por se revelar uma história envolvente e, de certa forma, reconfortante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário