terça-feira, 15 de maio de 2012

Agarrem-me ou dou cabo desses palhacitos! (Rafeiro Perfumado)

Cenas de um mundo em mudança, peculiaridades que definem as diferentes gerações, experiências bizarras da vida quotidiana... ou simplesmente episódios muito estranhos. São estes os elementos na base deste conjunto de textos onde a visão um pouco caricatural, mas bastante precisa e muito, muito divertida, dos mais diversos episódios e circunstâncias proporciona, ao mesmo tempo, uma leitura cativante e algo em que reflectir.
São textos relativamente curtos, organizados por tema e com uma numeração de capítulos algo peculiar, mas cada um dos episódios/reflexões apresentados pelo autor tem algo de interessante para descobrir. Havendo ou não algum exagero na caracterização da situação, concordando-se ou não com o ponto de vista (desenvolvido com veemência) pelo protagonista/narrador/personalidade que dá voz ao texto, é difícil não notar que há, em muitos dos textos, algo ou alguém aparentado aos meandros da vida real. 
Exagerando, talvez, num ou noutro defeito das personalidades referidas, são, ainda assim,  particularmente familiares as descrições do ocasional comportamento abusivo - e da forma como este se pode tornar irritante. Mas, para lá deste lado que, sem perder de vista o humor, acaba por reflectir muito bem o lado enervante de certas situações da convivência social, há ainda um outro aspecto que se destaca, e é a forma como o dito narrador se caracteriza também a si próprio nas reflexões apresentadas. Se as figuras que observa são apresentadas no seu mais caricato, importa também notar que o mesmo é feito pelo narrador: aliás, as observações pessoais e a forma como estas encaixam na veemência das opiniões são também parte do que cativa nas particularidades deste divertido livro.
Trata-se, portanto, de uma leitura divertida, com uma visão bastante particular dos aspectos mais... peculiares... do quotidiano e da vida social e que, com leveza e descontracção, levanta, apesar de tudo, algumas questões simples, mas interessantes, sobre a forma como se interage num mundo em que tanto pode mudar. Uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário