sábado, 26 de maio de 2012

Encontra-me em Nova Iorque (Duarte Monteiro)

Incapaz de ultrapassar uma relação que acabou, Edward Grant decide afastar-se da monotonia que tomou posse da sua vida e passar alguns dias na cidade que sempre o encantou. Mas Nova Iorque será mais que apenas um refúgio para o seu sofrimento e a sua vida mudará drasticamente quando, devido ao cancelamento do seu voo, Edward decide visitar o seu melhor amigo ainda uma última vez... para descobrir que ele não é quem julgava. Subitamente, Edward vê-se envolvido no que parece ser uma conspiração para desencadear uma nova guerra nos Balcãs e, entre a organização que quer recuperar a informação obtida por Edward e o FBI que pretende, a todo o custo, impedir a conspiração, Edward encontrar-se-á não só numa luta pela sobrevivência, mas também na descoberta de que há vida para lá do amor perdido.
Com muito de acção e laivos de romance, este livro cativa, em primeiro lugar, pelo ritmo envolvente dos acontecimentos e pela forma agradável como estes são descritos. A acção é, como não podia deixar de ser, o elemento principal e, sendo esta uma narrativa relativamente breve, o rumo dos acontecimentos muda rapidamente com cada nova revelação. Há, ainda assim, um lado introspectivo que, apesar de discreto, cria uma boa medida de empatia para com o protagonista. Edward é, afinal, um homem em busca de um refúgio para a dor e o seu papel no mistério apresentado é, em parte, acidental. Assim, nem só dos passos para impedir a "guerra da Reconquista" vive esta história, mas também das ligações que Edward estabelece na sua estadia em Nova Iorque, bem como, numa fase mais avançada do enredo, das relações complicadas que acabam por estar na base de toda a situação.
Também bastante interessante é a forma como a relação das personagens principais com a cidade é desenvolvida, permitindo uma visão mais pessoal do cenário que serve de base ao enredo. O fascínio que tanto Edward como Danielle sentem pela cidade cria um empatia que cresce também à medida que o lado mais emotivo e pessoal das suas vidas é revelado. Lado pessoal que apresenta também algumas surpresas, principalmente no que toca à família e aos sonhos de Danielle.
Fica, nalguns momentos, a impressão de que mais haveria a dizer, principalmente nos detalhes acerca das motivações e das estratégias dos conspiradores. Não são, ainda assim, elementos que sejam fundamentais à história, até porque esta se centra mais nos dois protagonistas e na relação entre ambos. Fica, pois, uma vaga curiosidade em saber mais, mas sem a impressão de que falte alguma coisa de essencial.
Breve, mas envolvente, de leitura agradável e com um interessante equilíbrio entre mistério e emoção, este é, em suma, um livro interessante, com alguns momentos particularmente bem conseguidos e uma história que prende a curiosidade do leitor. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário