quinta-feira, 17 de maio de 2012

Novidade Quetzal


Uma Casa para Mr. Biswas é um dos primeiros e mais importantes trabalhos de ficção de V.S. Naipaul e o romance que mais fez pelo conhecimento geral da sua obra. 

Nascido no lado errado da vida e atirado para o mundo que o acolheu com pouco mais do que um mau presságio, Mohun Biswas passou 46 anos da sua vida a lutar por ser independente. Mas a determinação e o esforço apenas levaram à calamidade. 
Arremessado de um lado para o outro após o afogamento do pai (pelo qual foi inadvertidamente responsável), Biswas anseia por um lugar a que possa chamar a sua casa. Entrave a este desígnio é também a família da mulher que o mantém numa relação de dependência. Mas contra isso também Biswas irá desdobrar-se em trabalhos, lutando arduamente pela compra de uma casa própria – o símbolo da sua autonomia.
Comovente e cómico,  Uma Casa para Mr. Biswas tem sido aclamado um dos melhores romances do século XX. Nele evoca-se maravilhosamente – através da demanda de um homem – o triunfo da resistência, persistência e dignidade num mundo pós-colonial.

V.S. Naipaul nasceu nas Caraíbas (em Trinidad) em 1932, no seio de uma família de origem indiana. Em 1950 foi estudar para Inglaterra com uma bolsa. Após os primeiros quatro anos na Universidade de Oxford, começou a escrever, actividade a que,desde então, se dedica ininterruptamente: entre o romance e o ensaio, Naipaul publicou mais de uma vintena de livros, alguns dos quais serão em breve publicados pela Quetzal (que, em 2011, também publicou A Curva do Rio). Em 1971 V.S. Naipaul foi galardoado com o Booker Prize e, em 2001, com o Prémio Nobel da Literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário