segunda-feira, 7 de maio de 2012

Songs of Love and Death - segunda parte

Continuando no ponto onde terminou a primeira parte desta opinião, o conto que se segue é After the Blood, de Marjorie M. Liu. O cenário é um mundo alterado por uma epidemia que matou milhões, e, em particular, uma pequena comunidade cujos habitantes não lidam lá muito bem com a existência do sobrenatural.. A história é a de uma família que, ao descobrir que um dos seus elementos não é humano, está disposta a muito para o destruir... e também a de uma mulher determinada em impedir que isso aconteça, principalmente por estar convicta de que ele não é a verdadeira ameaça. Escrito de forma envolvente, ao ter a rejeição dos mais próximos como ponto de partida, basta o início do conto para criar uma certa empatia. Também a construção do cenário e das circunstâncias que levaram a mudança tornam a narrativa interessante, bem como a relativa ambiguidade dos elementos sobrenaturais, com pontos em comum com os mitos mais conhecidos, com um toque particular que os diferencia. O ritmo é intenso, quer a nível de acção, quer pelo elo emocional construído através das memórias do passado, complementando o contraste entre os diferentes pontos de vista sobre o comportamento moralmente correcto. Surpreende, ainda, a relação entre os protagonistas, nesta história cativante e surpreendente.
You, and You Alone, de Jacqueline Carey, conta a história da relação entre Anafiel Delaunay e Rolande de la Courcel, um dos grandes enigmas na base da saga Kushiel. Com um fortíssimo impacto inicial, devido à estrutura da narrativa - contada a partir dos últimos momentos de Anafiel - , marca também pelo contraste entre o lado quase inocente deste e aquilo em que se tornará no futuro. A escrita é, como sempre, belíssima, evidenciando-se uma fluidez em tudo superior à que transparece na tradução. A forma como as personalidades dos protagonistas se complementam desde o início é também desenvolvida de forma maravilhosa, permitindo que o crescimento do amor seja, em simultâneo, intenso e feroz e suave e terno. Também muito bem conseguida a reflexão em torno do preço das escolhas erradas e a forma como os impossíveis que se insinuam no caminho da tragédia, num poderosíssimo crescendo emocional que culmina num final de partir o coração. Uma belíssima história de amor, sacrifício e perda, este é não só um conto magnífico em todos os aspectos, mas também o meu favorito incondicional nesta antologia.
Segue-se His Wolf, de Lisa Tuttle, história do encontro de uma professora com um lobo e o seu dono, e da forma como os caminhos destes se cruzam. Escrito de forma simples, mas cativante, tem como pontos mais interessantes a aura de mistério em volta do homem e do seu lobo, bem como a reflexão sobre a crueldade para com os animais. Com alguns momentos um pouco apressados, deixa, por vezes, a impressão de que a relação entre os protagonistas avança depressa demais. Envolvente, apesar disso, é uma boa história de possível redenção que culmina num final surpreendente.
Em Courting Trouble, de Linnea Sinclair, a apreensão da carga de uma nave volta a colocar frente a frente dois amigos que se separaram de forma atribulada. Partindo de um início um pouco confuso, com muitos nomes e espécies para assimilar, a história evolui de forma cativante, sendo particularmente interessantes a tensão criada entre Serri e Nic e o mistério nas razões dessa tensão. Uma história cheia de acção, com algumas revelações surpreendentes e a medida certa de emoção. Envolvente, com um cenário cativante, bons protagonistas e momentos de grande intensidade, culminando num final muito bem conseguido.
Em The Demon Dancer, de Mary Jo Putney, uma série de cadáveres sorridentes levanta a suspeita de que talvez haja um demónio à solta. Com uma curiosa conjugação de magia com as tecnologias do quotidiano actual, esta é, também, uma história cativante e de leitura agradável. Muito centrado na acção, ao ponto de parecer, por vezes, que poderia ser desenvolvida uma maior contextualização, apresenta, ainda assim, uma boa história e uma leitura envolvente.
Under/Above the Water, de Tanith Lee, fala de uma tentativa de encerrar o passado através da visita a um lago, bem como da lenda a este associada. Muito descritivo e com um tom algo distante, principalmente na fase inicial em que o passado da protagonista parece ser contado de forma algo abreviada, o mais interessante nesta história é a forma como o mundo à superfície e a cidade submersa se cruzam nos elos comuns de uma história de afectos perdidos. Falta, por vezes, empatia para com as personagens, mas a história é, no geral, envolvente, e o seu lado invulgar e algo elaborado contribui também para que seja uma leitura interessante.
Segue-se Kaskia, de Peter S. Beagle, história de um computador invulgar e da personalidade que nele habita. Cativante , partindo de uma situação curiosa e intrigante, a história é desenvolvida com fluidez, num ritmo relativamente pausado, mas envolvente. Também interessante a evolução do contacto entre os protagonistas e a forma como este evolui para uma quase dependência, culminando num final surpreendente e algo comovente.
Man in the Mirror, de Yasmine Galenorn, apresenta a história de uma mulher que, para prosseguir com a vida depois das marcas do passado, se muda para uma nova casa, para descobrir que também esta tem segredos que mudarão o seu futuro. Com um início bastante descritivo, devido à assimilação dos muitos pormenores da casa por parte da protagonista, o enredo evolui a um ritmo relativamente pausado, mas que, com o seu tom misterioso, não deixa de ser agradável e envolvente. Ainda assim, mais que o cenário, os pontos que se destacam são o lado sobrenatural da história e a personalidade forte, mas definida também pelas cicatrizes do passado, da protagonista. Uma boa história, em suma, com um bom final.
O último conto, A Leaf in the Wind of All Hallows, de Diana Gabaldon, tem como ponto de partida um piloto da RAF escolhido para uma missão perigosa. Pausado, mas envolvente e com um protagonista carismático, cativa, em primeiro lugar, pela atenção aos pormenores (destacando-se as pormenorizadas descrições de Jerry enquanto piloto), mas a verdadeira acção surge apenas com a viagem no tempo. Cativa também pelos momentos de grande força emocional, bem como pela forma como nem só a personalidade do protagonista se destaca, havendo força de carácter também nas personagens que o rodeiam. De destacar ainda a imagem muito bem conseguida do homem sozinho e perdido num lugar onde não pertence, bem como as pequenas ligações entre esta história e os romances da série Outlander. Uma história cativante, muito bem escrita e com um final marcante, a encerrar em beleza esta antologia.
Com alguns contos impressionantes e um conjunto em que todos têm os seus bons momentos e os seus pontos de interesse, a impressão global que fica deste Songs of Love and Death é, portanto, muito positiva. Um conjunto de boas histórias, unidas por um tema vasto em potencial, e um livro que desperta curiosidade em ler mais de muitos dos autores nele representados. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário