sexta-feira, 15 de junho de 2012

Damon, o Regresso: Meia-Noite (L.J. Smith)

De volta depois da aventura que culminou na libertação de Stefan do seu cárcere na Dimensão das Trevas, Elena e os seus amigos não têm tempo a perder. Os kitsune continuam a controlar as crianças de Fell's Church e o seu plano parece ser de não parar antes da devastação total. Stefan está debilitado pelas privações por que passou e nenhum dos seus amigos tem qualquer certeza quanto ao que pode ser feito para parar Shinichi e Misao. E, como se não bastasse, o contacto de Damon com a rosa que estava destinada ao irmão tornou-o humano e isso é algo que Damon não pode tolerar. Disposto a tudo para recuperar os seus poderes de vampiro, Damon abre caminho para regressar à Dimensão das Trevas... mas os problemas começam quando Bonnie decide que tem de o impedir.
Depois de, no volume anterior, as dúvidas de Elena e o triângulo amoroso entre esta e os irmãos vampiros terem adquirido algum destaque, neste livro é a acção que volta a ganhar o protagonismo. Ainda que a situação entre os três continue complicada e ainda que haja os inevitáveis momentos de estranheza associados às indecisões de Elena e à estranha relação que existe entre Damon e Stefan, o lado romântico da história é claramente secundário relativamente ao restante do enredo. E há muito a acontecer neste livro, desde a busca de Damon por uma forma de se livrar da sua humanidade - permitindo explorar, consoante as circunstâncias, tanto o melhor como o pior da sua personalidade - ao evoluir dos acontecimentos em Fell's Church, no que é agora uma corrida contra o tempo, já que a destruição total parece estar iminente. 
É, portanto, o intenso ritmo de acção o que se destaca neste livro e  a forma como este é desenvolvido é viciante desde as primeiras páginas. A escrita é envolvente, o foco das personagens parece estar agora mais definido nas prioridades mais globais - sendo, evidentemente, salvar Fell's Church uma das mais relevantes - e há uma série de novos elementos e revelações surpreendentes a dar interesse ao rumo da história. Além disso, o facto de o romance ter agora menos destaque permite também um agradável desenvolvimento a nível das restantes relações, criando uma empatia diferente para com as personagens, desde os atritos e afeições da relação fraternal dos irmãos vampiros à amizade para lá dos segredos entre Elena e as suas companheiras, sem esquecer, ainda e sempre, as sombras da culpa e do arrependimento que se insinuam nos momentos mais intensos da história.
Uma escrita envolvente, o equilíbrio certo entre acção e um conjunto de personagens que, apesar de serem já bem familiares, conseguem sempre mostrar algo de surpreendente, fazem desta história uma leitura cativante, em que o romance é apenas um pequeno complemento para uma mais vasta série de acontecimentos. E são esses acontecimentos e a forma como as personagens o superam o que mais marca neste livro. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário