terça-feira, 26 de junho de 2012

O Turno da Noite (Stephen King)

Medo. O irracional e o justificado, causado por elementos inexplicáveis ou induzido pela simples crueldade humana. Do medo - de todos os medos - vivem as histórias de que é feito este livro. E o tema central destes contos é muito bem introduzido, antes das histórias propriamente ditas, primeiro pelo Prefácio de John D. Macdonald, onde este expõe de forma interessante, ainda que num tom algo agressivo, a sua visão dos elementos que moldam a formação de uma história, e depois pela Introdução do próprio Stephen King. Nesta, o autor desenvolve uma impressionante e cativante reflexão sobre a natureza do medo, o seu lado irracional e a relação com a escrita. Expõe também a sua visão da escrita enquanto quase obsessão, apresentando também algumas possíveis explicações para o fascínio da literatura de horror e sobrenatural. Tudo isto, num tom envolvente e de quase proximidade com quem lê.
Mas passemos aos contos. O primeiro é Jerusalem's Lot e apresenta a correspondência de um homem que acaba de se mudar para uma casa supostamente assombrada. Complementar ao romance A Hora do Vampiro, esta é uma história cativante, construída em tom de mistério e com alguns laivos de macabro, crescendo em intensidade à medida que os aspectos mais perturbadores do enredo vão sendo revelados. Intenso, arrepiante e com um final surpreendente, um conto impressionante em todos os aspectos.
Turno da Noite trata da limpeza de um piso deixado ao abandono durante demasiado tempo e das peculiaridades da fauna que se instalou no lugar. De ritmo pausado, mas intrigante e misterioso, este conto conjuga iguais medidas de tensão e repulsa (esta particularmente evidente na descrição dos ratos e do ambiente geral da cave), num resultado interessante e com um final surpreendente, deixando, ainda assim, algumas perguntas sem resposta.
Num cenário devastado por uma epidemia de gripe, um grupo de indivíduos divagam pela vida, à espera que algo aconteça. Esta é a história de Surf Nocturno e a primeira sensação que evoca é de estranheza. O rumo dos acontecimentos torna-se interessante, ainda assim, principalmente pela visão do que seria viver para sempre na iminência da morte. Fica, do final ambíguo e do desenvolvimento do tema, uma vaga sensação de melancolia e de solidão.
Segue-se Eu Sou a Porta de Entrada, história de uma viagem espacial que deixa estranha sequela num dos seus elementos. Pausado, misterioso e cativante, um conto que cativa principalmente pela progressivamente mais marcante e sinistra percepção que o protagonista ganha relativamente ao que tem dentro de si. Perturbador e, ainda assim, de leitura viciante. Já A Mutiladora usa um acidente industrial de contornos particularmente macabros como base para uma história de máquinas com instinto assassino. Directo, sombrio e com momentos algo macabros, escrita com a medida certa de mistério, esta é uma história viciante, que impressiona pela intensidade com que as possíveis explicações para o mistério da máquina servem de base a acontecimentos cada vez mais perturbadores. Muito interessante no desenvolvimento da ideia de uma possível possessão demoníaca, culmina num final algo ambíguo, mas que se adequa perfeitamente às circunstâncias descritas ao longo do enredo.
De um homem que se culpa pela morte dos filhos e das razões que tem para o fazer se define a história de O Papão, história que apresenta um protagonista cujas convicções absolutas e atitude dominante o tornam tudo menos propício à empatia, mas que tem como base um enredo interessante e escrito de forma envolvente. A este conto segue-se Matéria Cinzenta. Tendo como base uma lata de cerveja contaminada por um bolor muito peculiar, apresenta essencialmente uma situação curiosa (e algo sinistra), com um bom contraste entre a quase descontracção do tom e a estranheza das circunstâncias. Intrigante, envolvente, e com um final perturbador, uma história interessante.
Segue-se Campo de Batalha, história do último trabalho de um assassino profissional e da investida de um pequeno exército. Peculiar na sua globalidade, tem como base uma situação bastante caricata, que, desenvolvida de forma intrigante e com um final bem conseguido, surpreende pela sua interessante ideia de vingança. Camiões, por sua vez, apresenta um grupo cercado por veículos que ganharam vontade própria. Envolvente na estranheza da situação que desenvolve, misterioso e com um tom algo sinistro, o ponto forte deste conto está na construção da tensão ao longo do enredo, associada ao medo do inexplicável e à luta por uma sobrevivência que parece pouco provável. Intenso, cheio de acção e com um final de impacto, um conto marcante.
Em Às Vezes Eles Voltam, um professor tenta entrar no mercado de trabalho, apesar das dificuldades pelo seu historial de colapso emocional. Envolvente, escrito de forma directa e sem grandes divagações, parece, a princípio, ser apenas a história de uma má experiência. Mas as possibilidades expandem-se com o evoluir do enredo, crescendo este em intensidade e complexidade. Com as marcas do passado como elemento central, esta é, acima de tudo, uma história sobre experiências traumáticas e ciclos que se repetem. O inexplicável complementa na perfeição a persistência do trauma no passado, abrindo portas para um final particularmente impressionante.
Primavera de Morangos trata de um aparente crime passional que se revela como apenas o primeiro de uma série de ataques. Interessante, escrito de forma cativante e com um final surpreendente, esta é, em suma, uma boa história, ainda que deixe, nalguns momentos, a sensação de que poderia ter sido mais desenvolvida. Também de paixão e relações trata O Friso, história de um marido traído, uma vingança e uma aposta irrecusável. Intrigante e intenso desde as primeiras linhas, apresenta personagens cativantes para uma impressionante história onde as acções se definem por laivos de sadismo. Sem nada de sobrenatural, apenas medo e crueldade humana, um conto perturbador e poderoso.
O Homem da Cortadora de Relva apresenta um homem que decide contratar alguém para lhe cortar a relva e é surpreendido por aquilo que obtém. Caricata, mas intrigante, uma história que se define pelo muito de peculiar no enredo e pelo final intenso, ainda que deixando também muito por explicar. Já em Quitters, Inc. o foco está num invulgar método para deixar de fumar. Misterioso, construído de forma aparentemente directa, mas num tom intrigante, a linha principal deste conto define-se por toda uma situação peculiar, evocando uma certa estranheza que logo evolui para choque, face à crueldade do método apresentado e à frieza com que este se justifica. Crescendo em intensidade à medida que se torna mais e mais perturbador, o impacto final é impressionante.
Em Eu Sei do que Você Precisa, uma rapariga conhece um rapaz que parece saber todos os seus desejos. A partir daí, as coisas começam a correr mal. Directo e envolvente, sem grande situações de tensão, mas construído num tom de mistério que abre portas para um final poderoso, um conto sobre obsessão com um curioso toque de sobrenatural. Filhos do Milho, por sua vez, trata de como uma viagem para salvar um casamento se transforma no último pesadelo de uma vida. Envolvente, misterioso e intenso, marca, em primeiro lugar, pela forma como evoluem as possíveis explicações para a situação apresentada. Impressiona também toda a construção alternativa aplicada aos elementos religiosos, com o tom macabro que isto confere à história. Perturbador e impressionante na sua reflexão sobre o fanatismo, um conto soberbo.
Segue-se O Último Degrau da Escada, onde uma carta traz de volta as memórias de um incidente do passado. Interessante, abre com ritmo pausado e um tom algo distante, mas torna-se mais envolvente à medida que se encaminha para uma conclusão surpreendente, intensa e de grande impacto emocional. E também de emoção vive O Homem que Amava as Flores, história de alguém que compra flores para oferecer à mulher amada. Breve, mas impressionante na transição entre o início quase enternecedor e a conclusão arrepiante, um conto curto, mas que fica na memória.
Em Um Para o Caminho, um desconhecido entra num bar durante um nevão. Também relacionada com 'Salem's Lot, a história começa de forma simples, no que parece ser apenas a história de alguém que ficou preso na neve durante uma grande tempestade. O enredo avança a um ritmo pausado, com um tom de mistério que é particularmente curioso, já que o leitor consegue facilmente entrever parte do que se passa, mas o protagonista não. Cativante, não se acrescenta neste conto nada de particularmente novo à história de 'Salem's Lot. Trata-se, apesar disso, de uma leitura interessante.
Por último, A Mulher no Quarto mostra um filho em visita ao hospital para ver a mãe. Também de ritmo pausado e bastante descritivo, o que marca neste conto é, principalmente, a visão do que são os últimos dias de uma doença terminal, tanto para o doente como para os familiares, juntamente com a ambiguidade de sentimentos do protagonista. Estranho, nalguns momentos, o que cativa neste conto é a interessante abordagem ao tema sempre pertinente da eutanásia.
Terminada a leitura destes contos, a impressão que fica é a de um conjunto cativante, com algumas histórias que sobressaem pela intensidade e pelo impacto dos eventos narrados, mas em que há algo de interessante e cativante a descobrir em praticamente todas as histórias. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário