segunda-feira, 9 de julho de 2012

Novidade Quetzal


Neste romance tão espirituoso quanto  poético, Thomas McGuane  faz a crónica da ascensão e queda de Frank Copenhaver, um  homem profundamente transtornado pela partida da mulher. Vemo-los pela primeira vez nos derradeiros minutos que passam juntos, enquanto ele a leva ao aeroporto. Olhamo-la através dos olhos dele, espectadores de cada gesto, memorizando com ele a expressão mínima ou movimento, antes que ela desapareça para sempre para lá das portas automáticas do aeroporto.Começa então o desvaire de Frank, que arruína os seus negócios, se envolve com as mulheres erradas e deambula pelos relvados da vizinhança em busca de um resquício mínimo de normalidade. E Thomas McGuane situa esta «história de masculinidade em apuros» no Montana  – uma terra de cowboys, especuladores, proprietários de gado e corretores de seguros, em que o único consolo são o amor e a pesca.

Thomas McGuane nasceu no Michigan, numa família católica de ascendência Irlandesa. Uma má relação com o pai alcoólico – que mais tarde assombrará os seus romances – e a proximidade ao clã materno  – profícuos contadores de histórias  – tê-lo-ão feito descobrir cedo que queria ser escritor. Estudou dramaturgia e literatura dramática.
Aos 31 anos o  New York Times reconheceu-lhe o «potencial faulkneriano» e mais tarde Saul  Bellow referiu-se-lhe  como  «uma estrela da linguagem». Thomas McGuane é autor de nove romances, três obras de não ficção e duas colectâneas de contos e vive num rancho em McLeod, no Montana.
Depois de Por um Fio, a Quetzal dá continuidade à publicação dos seus romances com Um Céu Sempre Azul.

1 comentário:

  1. Não me chamou muito a atenção...

    Beijinhos e Boas Leituras

    oprazerdaleitura94.blogspot.com

    ResponderEliminar