quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Paixão (Lauren Kate)

Decidida a encontrar as respostas que todos lhe parecem recusar, Luce entra no Anunciador e recua até ao passado, em busca de uma explicação para o que acontece nas suas múltiplas vidas com Daniel... e para o que mudou a maldição no seu ciclo presente. Através das suas vidas passadas, Luce vê-se a si mesma e a Daniel vivendo de formas diferentes a mesma história de amor, sempre com o mesmo fim. Mas não está sozinha e, enquanto Daniel a segue pelo passado sem que a consiga encontrar, Luce encontra, dentro do Anunciador, um estranho companheiro para a ajudar na sua busca por respostas. Mas será Bill aquilo que diz ser?
Mais centrado agora no percurso de Luce e menos na sua relação com Daniel (ou, pelo menos, com o Daniel da sua encarnação), surpreende, desde logo, neste livro, a mudança operada pela protagonista. Se o seu crescimento era já evidente no livro anterior, em Paixão uma boa parte das decisões de Luce são tomadas por sua própria iniciativa, com algumas influências perturbadoras, é certo, mas sem o silêncio imposto por Daniel. Isto revela um lado mais forte da personalidade de Luce e a forma como esta observa e interfere nas suas vidas passadas permite-lhe não só encontrar algumas respostas como perceber, por si mesma, o que sente. 
Também Daniel, agora com uma presença mais discreta (ou, tal como com Luce, pelo menos na sua encarnação actual) surge agora como uma personagem mais cativante, principalmente devido à revelação do impacto na sua natureza do sucedido nas vidas anteriores. O seu papel neste livro é claramente secundário, relativamente a Luce, mas a eternamente repetida história de ambos serve de base para alguns momentos particularmente marcantes e para um final de grande intensidade, que, deixando ainda bastante sem resposta, abre muitas possibilidades para o que poderá suceder no próximo livro.
Mantêm-se, dos livros anteriores, a escrita simples e directa e o destaque dado a alguns momentos mais emotivos. Mas evidencia-se, quer pelo crescimento dos protagonistas, quer por algumas explicações que são, finalmente, dadas para a maldição, uma interessante evolução a nível de enredo e de caracterização das personagens. Apesar de, por vezes, a história se tornar um pouco repetitiva - resultado de muitas vidas passadas que se encaminham, inevitavelmente, para um fim similar - há algo de relevante a descobrir em quase todas elas e isso contribui em muito para que a história se mantenha cativante, mesmo sabendo, à partida, a conclusão para alguns dos acontecimentos.
Mais empatia para com as personagens, mais respostas apresentadas, apesar do que é ainda deixado por explicar, e um enredo com vários momentos marcantes e um final bem conseguido são os principais pontos na base da considerável evolução deste livro relativamente aos anteriores. O resultado é uma leitura envolvente, com uma boa medida de emoção e que deixa muita curiosidade em ver como se encerrará esta história. Uma boa leitura.

1 comentário:

  1. Gabo-te a coragem... depois de ler o primeiro, nem que me pagassem lia os outros (ok, talvez se me pagassem). xD

    Ainda bem que apreciaste mais esta adição à série. :)

    ResponderEliminar