sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um Verão Inesquecível (Mary Balogh)

Depois de ter sido abandonada no altar por Neville Wyatt, Lauren Edgeworth decidiu que não está disposta a voltar a passar pelo mesmo. Mas há quem, entre os que lhe são próximos, não aceite bem essa decisão e, por isso, insista em apresentar-lhe pretendentes. Ainda assim, é quase por acaso que o seu caminho se cruza com o de Kit Butler. Com reputação de libertino, Kit vê Lauren pela primeira vez quando ele próprio se encontra em circunstâncias socialmente censuráveis, mas é o chamado do pai a assumir as suas responsabilidades de herdeiro - e um noivado previamente combinado - que leva Kit a querer conquistar Lauren a todo o custo. Até porque tem uma aposta a ganhar. Mas o acordo entre ambos acaba por ser bem diferente. Durante um Verão, Lauren e Kit assumirão um noivado. Kit terá liberdade para tomar o seu lugar sem as pressões de um casamento indesejado e Lauren terá as memórias de um verão inesquecível para levar consigo quando, no fim, terminar o falso noivado. Mas desejarão ambos o fim do compromisso, quando o Verão terminar?
Um dos aspectos mais importantes deste género de livro é a empatia entre os protagonistas. Sendo a história, em grande medida, a do romance entre Lauren e Kit, é nas suas personalidades e na naturalidade e resultante empatia das suas interacções que se encontram muitos dos aspectos que sobressaem. E é este, também, um dos grandes pontos fortes deste livro. O romance entre Lauren e Kit pauta-se por momentos inesperados, um toque de emoção, as divergências e complementaridades das suas personalidades e um delicioso sentido de humor (resultante tanto das situações peculiares proporcionadas por Kit como da sua própria personalidade e da forma como Lauren lhe reage). Todo um conjunto de características que tornam a leitura leve e divertida, mas sem perder de vista os momentos de maior intensidade emocional e as situações mais sérias (que dizem respeito, principalmente, a vida familiar dos protagonistas, mas também às suas próprias vontades).
Enquanto que, em Uma Noite de Amor, havia um mistério externo a resolver, este livro foca-se mais nos problemas dos protagonistas. Ainda assim, a história não se resume ao romance entre ambos. Do lado de Lauren, há o seu percurso de descoberta de uma vida para lá das regras instituídas, bem como o passado que desconhece e que, inconscientemente ou não, lhe influencia o comportamento. E no que diz respeito a Kit, há a sombra dos erros e das culpas do passado, bem como os assuntos deixados por resolver com a família. Tudo isto permite uma história que é maior que a do simples nascimento de uma relação, e que explora também outras formas de afecto, desde a amizade ao respeito e amor familiar.
Um outro detalhe curioso é a forma como este livro se relaciona não só com o volume anterior (com a ligação de Lauren a Neville Wyatt e a discreta intervenção deste na fase final do enredo), mas principalmente com uma série para a qual este livro e Uma Noite de Amor são consideradas prequelas. A presença dos Bedwyn, o que é revelado do que os caracteriza e as intervenções relevantes que têm no enredo despertam também a curiosidade em ler essa série.
Leve e divertido, mas com as medidas certas de emoção e uma linha de acontecimentos com mais para descobrir além da parte romântica do enredo, Um Verão Inesquecível apresenta, para uma narrativa envolvente e bem escrita, um casal de protagonistas carismáticos, capazes de despertar empatia e com uma história individual também muito cativante. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário