sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Êxtase (Lauren Kate)

Faltam nove dias para que a Queda dos anjos volte a acontecer. E, se nada for feito para o impedir, Lúcifer fará com que os últimos sete milénios sejam anulados e, com eles, todo o percurso de Luce e Daniel para quebrar a sua maldição. O momento é decisivo: o equilíbrio entre Céu e Inferno depende essencialmente da decisão de um anjo poderoso e há forças poderosas determinadas a barrar o caminho dos jovens apaixonados. E é nessas circunstâncias que, com a ajuda de anjos e demónios, que Luce e Daniel têm de descobrir onde ocorrerá a queda e de abrir caminho para a única forma de deter os planos de Lúcifer e quebrar a maldição, revelando, ao mesmo tempo, o segredo que todos fizeram questão de esconder de Luce: a sua própria identidade e o papel que lhe coube quando tudo começou.
Sendo este o volume final da história de Luce e Daniel, é de esperar que apresente bastantes respostas e revelações. Muitas delas são, ainda assim, deixadas para a fase final, mantendo parte do mistério até às derradeiras revelações. Isto é feito, por vezes, à custa de alguma empatia para com as personagens, já que a recusa terminante, principalmente da parte de Daniel, em dar algumas respostas, esperando que as coisas se façam sem perguntas, passa a ideia de uma personalidade mais dominadora do que é na realidade. Aqui reside uma das grandes forças desta conclusão, já que a forma como tudo termina justifica uma boa parte do secretismo, ainda que nem todas as expectativas de assentimento. Além disso, e tendo em conta que a premissa de toda a série era a história de amor entre anjo e mortal, a conclusão serve também para dar aos acontecimentos e possibilidades uma nova perspectiva.
Ao colocar as personagens numa corrida contra o tempo, e perante inimigos poderosos, a autora cria também um bom ritmo de acção, levando a que o romance não se torna demasiado dominante relativamente às outras componentes do enredo. Ainda que a história de amor constitua uma parte considerável do enredo, não é a sua força essencial, estando esta nas interessantes revelações sobre o sistema, a relevância dos acontecimentos e as próprias personagens. Há também alguma evolução no que toca à personalidade e às relações dos protagonistas, sendo esta particularmente evidente nos momentos em que Luce começa a ponderar as consequências da maldição na sua vida para lá de Daniel. Também isto contribui para tornar a história mais cativante, apesar de alguns momentos mais forçados, principalmente na fase inicial.
Ficam algumas pontas soltas, principalmente no que diz respeito a algumas personagens secundárias.  Há pequenos mistérios, como o passado de Cam ou as ligações entre alguns dos amigos de Luce, que nunca chegam a ser completamente exploradas. Fica, por isso, a sensação de que mais poderia ser dito sobre estes aspectos da história, o que retiraria, talvez, algum do protagonismo a Luce e Daniel, mas daria uma visão mais completa do mundo e das personagens. Ainda assim, é em torno do casal protagonista que esta história se desenvolve e, nesse aspecto, nada de essencial fica por dizer.
Cativante, de leitura agradável, e com alguns momentos bastante bons, trata-se, pois, de uma história que, apesar de alguns momentos mais forçados e perguntas sem resposta, surpreende pelas revelações da fase final e como estas respondem às grandes questões em torno da relação entre os protagonistas. Um bom final, em suma, e uma boa leitura.

1 comentário:

  1. Olá!
    Venho aqui exclusivamente para te convidar para participar do sorteio que estarei realizando juntamente com o blog Daily of Books, em comemoração ao 1º aninho desse super blog que é um grande parceiro dos novo autores nacionais.
    O sorteio acontecerá dia 15 de dezembro e valerá meu livro "Raptores 2" e os ebooks "Tempo Paralelo" e "Romances em Fragmentos" - tá muito fácil de concorrer ^^
    Acesse: http://patkovacs.blogspot.com.br/2012/11/promo-1-ano-do-blog-daily-of-books.html
    E boa sorte \o/

    ResponderEliminar