segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Novidade Quetzal


Livro-sensação e livro-revelação do enorme talento de Dave Eggers, Uma Obra Enternecedora de Asssombroso Génio redefine a família e a narrativa para o século vinte e um: as memórias de uma família normal, que, num ápice, com a morte violenta dos pais no espaço de um mês, se desfaz (ou, pelo menos, se torna tudo menos normal); e as de um jovem em idade universitária que tem de criar um irmão de oito anos. 
Uma  história verdadeira contada como uma ficção ou uma ficção que pretende o estatuto de verdade, a estreia literária de Eggers consegue ser como a vida: pungente, triste, truculenta, hilariante, dramática, selvagem e extraordinariamente inventiva.

Dave Eggers nasceu em  Boston, em 1970, numa família com quatro irmãos. Depois da morte dos seus pais, em 1991, mudou-se com o irmão mais novo, de quem ficou tutor legal, para a Califórnia, onde frequentou a Universidade de Berkeley.
Escritor galardoado, Eggers recebeu também várias distinções pela sua actuação junto das comunidades, nomeadamente, pelo trabalho que desenvolve em 826 Valencia - um projecto educativo sem fins lucrativos que promove as competências linguísticas e literárias de jovens dos seis aos dezoito anos  – e, mais recentemente, pela denúncia do fracasso da administração americana no rescaldo do Katrina, através do seu envolvimento no caso Zeitoun e 
subsequente relato em livro (Quetzal, 2010). Dave Eggers é fundador da editora independente McSweeney’s e da revista homónima.

Sem comentários:

Enviar um comentário