sábado, 22 de dezembro de 2012

Sem Ti (Diana Silva)

Feito de poemas breves e bastante pessoais, este é um livro em que é a expressão do sentimento que sobressai. As palavras são simples, a estrutura do poema também e a ênfase está essencialmente nas emoções e pensamentos individuais do sujeito poético. O amor é o tema dominante, juntamente com uma introspecção com algo de melancolia. Assim, há, ao longo de todo o livro, um "eu" poético comum que facilmente se identifica, principalmente tendo em conta a simplicidade e a brevidade na construção de cada poema. Mas a ligação entre os vários poemas não se resume a essa unidade comum. Também a estrutura a faz sobressair.
Todos os poemas seguem a mesma estrutura. Quatro estrofes de quatro versos de poucas sílabas métricas. Na vasta maioria, com rima. Isto realça a unidade entre os vários poemas do livro, mas impõe também algumas limitações, já que a brevidade dos versos e a necessidade de escolher palavras que rimem acaba por limitar o impacto do que se pretende expressar. Assim, fica, em muitos dos poemas, a impressão de que a abordagem podia ter sido mais aprofundada, elaborando um pouco mais, quer em termos de conteúdo, quer na linguagem.
Também a nível de revisão há algumas falhas, havendo algumas gralhas - principalmente na acentuação - ao longo do texto. Não há erros muito óbvios ou muito graves, mas, num livro tão curto, esse tipo de lapsos acabam por se tornar mais visíveis, prejudicando um pouco a leitura.
Não deixa de ser uma leitura agradável, até porque a simplicidade dos poemas não lhes retira a força emocional. Além disso, há alguns jogos de palavras que conseguem surpreender. Fica, apenas, a impressão de que os sentimentos e circunstâncias que, de forma tão simples e pessoal, são apresentados, poderiam, talvez, ser a base de algo muito maior e mais complexo. E é essencialmente disso que se sente a falta neste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário