quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vénus em Peles (Leopold von Sacher-Masoch)

Um sonho estranho, contado por um narrador desconhecido, leva Severin von Kusiemski a recordar o tempo em que as suas mais estranhas fantasias se tornaram realidade. Enamorado pelo ideal de uma Deusa do Amor, Severin sentiu-se, ao mesmo tempo, assustado e atraído para Wanda, imagem quase perfeita da mulher das suas fantasias. E, tomado por um amor obsessivo, decidiu-se a ser seu marido ou seu escravo. Tentando-a com a sua submissão incondicional, Severin fez de Wanda uma Senhora cruel - com o seu consentimento. E, a partir daí, viveu as suas fantasias, com iguais medidas de prazer e de dor. Mas por um preço...
Estranho e cativante em medidas iguais, este é um livro difícil de definir. Centrado nas fantasias de Severin, e na forma como estas se concretizam, aborda a sexualidade e as relações de controlo e de submissão, mas o erotismo é bem menos explícito do que seria de esperar. Levanta várias questões sobre o papel do homem e o da mulher numa relação, com uma perspectiva, por vezes, invulgar (tendo sempre em conta a época em que foi escrito), mas os pontos de vista das personagens sobre essas questões parecem mudar, invertendo-se, por vezes, as perspectivas que exprimem. E o tantas vezes invocado amor que move tanto Wanda como Severin parece também invulgar na sua forma de expressão.
Há, portanto, bastantes factores de estranheza neste livro. Contudo, há também uma interessante evolução a nível das personagens, à medida que o enredo se desenvolve. A fantasia parte de Severin e, por isso, Wanda tem de se adaptar ao seu papel. Consegue-se, assim, ver o seu crescimento, da mulher de ideias bem definidas, mas que está a entrar num papel que lhe é desconfortável, à segura manipuladora que consegue ser tanto a amante como a Senhora, segundo a sua vontade e o que pretende para Severin.
No fim, quase todos os momentos de maior estranheza parecem ter servido um objectivo, na meticulosa manipulação de Wanda relativamente aos sentimentos e vontades do seu escravo, enfatizando, mais uma vez, as questões de poder nas relações entre homem e mulher. Isto não afasta a peculiaridade de certas circunstâncias, mas torna-as mais facilmente compreensíveis, acrescentando algo de fascínio à estranheza das situações mais bizarras.
Peculiar em muitos aspectos, mas cativante tanto na escrita como no enredo, este é, pois, um livro onde erotismo e manipulação se confundem, numa história em que, quando a fantasia e a realidade se confundem, o bizarro e o fascinante parecem estar, inevitavelmente, ligados. Uma leitura interessante, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário