sábado, 23 de março de 2013

Artemis Fowl - O Código Eterno (Eoin Colfer)

Agora que o pai está prestes a regressar a casa, depois de um incidente que mudou a sua forma de ver a vida, Artemis Fowl sabe que a sua vida de crime parece em vias de ser interrompida, pelo menos por algum tempo. Mas tem ainda um último trabalho a completar. Usando a tecnologia que obteve das fadas, Artemis criou o Cubo V, um supercomputador capaz de tornar obsoleta toda a tecnologia humana. Mas o seu plano de enriquecer à custa da sua criação começa a correr mal quando o seu encontro com Jon Spiro revela ser uma armadilha. Artemis perde o cubo e o seu companheiro de sempre é deixado entre a vida e a morte. Só as fadas o podem ajudar a resolver a situação. O problema é que não há grandes motivos para que estas confiem em Artemis... e o seu auxílio pode custar-lhe caro.
Muita acção e alguns planos elaborados - ou não fosse o protagonista um génio do crime - fazem desta terceira aventura um livro simplesmente viciante. Desde o início que há sempre algo a acontecer e problemas que é preciso resolver, o que mantém acesa a curiosidade em saber o que acontecerá a seguir. E, além disso, muitas das personagens são já conhecidas dos primeiros livros, o que torna fácil entrar no ritmo dos acontecimentos, já que, conhecendo as suas características e personalidades, aquilo que os leva a agir e a forma como os agem é também fácil de compreender.
Se esta familiaridade com as personagens facilita a empatia e a assimilação do ritmo do enredo, há ainda um outro aspecto notável na caracterização, principalmente do protagonista. Desde o primeiro livro, Artemis evoluiu em muitos aspectos. Mantendo a sua natureza essencial, é certo, mas, comparando o jovem racional e frio do primeiro volume com o, ainda dividido, mas mais consciente Artemis deste livro, o crescimento é claro. Além de cativante por si só, esta evolução reforça também  o impacto do final, já que questiona partes deste crescimento, criando também uma interessante (ainda que discreta) reflexão sobre a importância das memórias para a formação de uma personalidade.
Mas é a acção o centro do enredo e o que o torna tão viciante. A recuperação do Cubo V é, no fim de contas, o desafio central e, em certos momentos, uma corrida contra o tempo, o que confere à história um ritmo intenso, com grandes momentos de tensão e um planeamento deveras intrigante. O resultado é uma história em que acção e tensão se conjugam com algo de intriga e um toque de emoção, para dar origem a uma leitura compulsiva. Junte-se a isto um sentido de humor delicioso e o resultado é um livro difícil de largar.
Interessante no crescimento das personagens e viciante pelo enredo intenso e cheio de surpresas, Artemis Fowl - O Código Eterno apresenta uma evolução notável na série, quer a nível de desenvolvimento das personagens e do mundo em que se movem, quer nas possibilidades interessantes que sugere para o que poderá vir a seguir. Intrigante, surpreendente e divertido nos momentos certos... Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário