segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ligeiramente Casados (Mary Balogh)

Tal como os seus irmãos, Aidan Bedwyn é um indivíduo severo e um pouco arrogante. Mas é também, e acima de tudo, um homem de honra. Por isso, quando um homem que, em tempos lhe salvou a vida, morre em batalha, pedindo-lhe, nos seus últimos momentos, que proteja a irmã, Aidan sabe que tem de cumprir essa promessa. O problema é que a irmã desprotegida pode ser tão teimosa como ele. Eve Morris não está disposta a aceitar qualquer protecção, a não ser que tenha alternativa. Mas cedo descobrirá que não tem. O testamento do pai deixou-a numa situação delicada e Eve tem poucos dias para se casar, caso contrário perderá tudo o que possui. E o homem que há tanto tempo espera não parece estar interessado em voltar. A sua única esperança é um casamento de conveniência com esse estranho coronel, e Aidan está disposto a isso, em nome da promessa que fez. Mas o acordo, estabelecido entre ambos, de nunca mais se verem depois do casamento, não é assim tão fácil de cumprir...
Centrado num casal e no seu romance, o enredo deste livro define-se, naturalmente e em primeiro lugar, na relação entre os protagonistas e na forma como esta evolui. Aidan e Eve são personagens diferentes em muitos aspectos, quer no meio de onde vêm, quer nos traços de carácter que os definem, mas têm mais em comum do que, à primeira vista, seria de prever. Ambos fortes e bastante teimosos e ambos decididos de fazer o melhor, à sua maneira, são personagens que acabam por se completar mutuamente. Estas semelhanças que surgem, aos poucos, por entre as diferenças, são parte do que torna a sua relação cativante. Além disso, a ligação cresce de forma gradual, com cada novo acontecimento a ter um papel na mudança de pontos de vista. E se, ao primeiro contacto, Aidan parece ser tudo menos um príncipe perfeito, a sua personalidade de Bedwyn - séria, severa, um pouco altiva - contribui também, pela forma como reage a Eve, para o impacto dos traços ocultos da sua personalidade. Os que verdadeiramente definem o seu carisma.
Mas, se o romance é o centro do enredo, a história individual de Aidan e Eve completa-o, acrescentando elementos de intriga e de tensão que vão para lá do romance, tornando a história um pouco maior. Isto acontece tanto na história passada de Eve, com as intervenções do primo e com a sua inevitável espera pelo homem do seu passado a criar momentos intensos e situações surpreendentes, como com Aidan, cujos planos para o futuro se cruzam com a caracterização de uma família muito interessante. Além disso, há ainda um outro ponto de interesse na história familiar de Aidan, já que a presença dos restantes Bedwyn desperta, desde logo, curiosidade para os livros seguintes da série, além de introduzir um meio familiar muito próprio e com muito potencial para explorar.
Importa ainda referir o contributo da estranha família de Eve para a evolução da história, quer no que influencia o romance, quer para lá dele. Os órfãos que Eve acolheu, os serviçais que mais ninguém aceitaria, todos aqueles, enfim, que a rodeiam na sua casa, têm um papel a desempenhar, por mais discreto que seja, e, quer por protagonizarem um momento divertido, quer por estarem no centro de um momento tenso ou emotivo, também estas personagens mais secundárias fazem parte do que torna esta leitura tão cativante.
Romance, emoção e humor nas medidas certas são, pois, os principais elementos que fazem deste Ligeiramente Casados uma leitura envolvente e agradável, com momentos intensos, situações enternecedoras e a medida ideal de sensualidade. Leve e descontraída, mas com algo de comovente e um conjunto de personagens fortes, esta é uma história com muito de bom para descobrir. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário