quarta-feira, 5 de junho de 2013

Carta a El-Rei D. Manuel (Pêro Vaz de Caminha)

Além da carta que dá título ao livro, este pequeno volume contém outros três textos da época, todos tendo em comum a descoberta do Brasil. O objectivo de cada texto é relatar o que ali foi encontrado e, dessa forma, mostrar ao rei e ao reino, como é rica e diferente essa nova terra acabada de desvendar. E é por isso, pela época de que datam e pela proximidade à dita descoberta, que é fácil imaginar o espanto dos autores ante o que viram - e a sua necessidade de o transmitir. Considerando os textos no contexto da época em que foram escritos, é fácil compreender essa surpresa e imaginar como seria ver aquele mundo diferente - e com gente diferente - pela primeira vez.
Escusado será dizer que são textos essencialmente descritivos. Tendo como missão transmitir o que caracteriza as novas terras, é natural que o que é apresentado seja uma descrição completa e tão detalhada quanto possível (ainda que, nalguns textos, surpreenda a brevidade), não havendo muito mais a esperar destes relatos. Ainda assim, a leitura não deixa de ser interessante, quer pelo já referido contexto, que se reconhece até em certos traços de linguagem, mas pelo próprio ambiente descrito, com elementos tão bizarros que é inevitável questionar como seria a vida naqueles tempos, naquele lugar.
Mais uma vez, importa referir que a intenção apresentada nos textos é a de dar a conhecer as novas terras. Não há, por isso, grandes elaborações relativamente à jornada que os levou até lá. O que é descrito é, ainda assim, suficiente para querer saber mais sobre este percurso histórico, deixando não só um conhecimento mais sólido sobre o lugar como a curiosidade em saber mais sobre a época em geral e a viagem em particular.
Trata-se, portanto, de um leitura breve, mas interessante, que transmite uma imagem bastante clara do Brasil recém-descoberto e que deixa curiosidade em saber mais sobre lugar, nativos e descobridores. Uma boa leitura, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário