quinta-feira, 4 de julho de 2013

Francisco, o Papa de Todos Nós (Andrea Tornielli)

A sua eleição escolheu muitos, tanto por ser um nome aparentemente pouco conhecido como pela sua escolha de nome e pelas razões que a motivaram. Mas não tardou a que o Papa Francisco conquistasse corações com a sua mensagem de humildade, de pobreza e de alguma mudança. Neste livro, Andrea Tornielli revive as emoções do conclave, para depois se debruçar sobre a vida e as ideias do novo Papa. O resultado é uma biografia interessante e cativante.
Comecemos pelo que a torna interessante. Desde logo, a perspectiva sobre a vida do homem antes e depois do conclave. Este é um livro relativamente breve e, portanto, não aprofunda nem acontecimentos nem ideias. Não parece ser esse o objectivo. A ideia é, aparentemente, transmitir uma visão geral e, nesse aspecto o objectivo parece ser plenamente cumprido. Quer no que respeita à vida do "padre Jorge", quer no que mudou e no que não mudou ao tornar-se Papa Francisco, o autor percorre factos e pensamentos essenciais, apresentando um retrato que, talvez não seja profundo e completo, mas é claro, e permite ficar com uma ideia bem clara de quem é, afinal, o novo papa.
Quanto ao que torna a leitura cativante, prende-se essencialmente com a forma como o autor equilibra a simples apresentação dos factos com a sua perspectiva pessoal, principalmente nos capítulos dedicados ao conclave. Nota-se, na forma como o livro é escrito, que o autor admira o seu biografado e isso cria uma certa proximidade, mesmo na análise de questões mais polémicas. Análise breve, como o é todo o livro, mas também ela esclarecedora.
Aqui surge o que é, na verdade, aquele que é o único defeito a apontar. É que, obviamente interessado nas ideias, o autor acaba, ocasionalmente, por se repetir, principalmente quando fala dos primeiros discursos. Não é algo que ocorra com tanta frequência que se torne cansativo - até porque o registo simples e breve evita esse efeito - , mas cria, ainda assim, uma impressão de déjà vu relativamente a alguns momentos.
Não se trata, portanto, de uma biografia completa ou exaustiva. Não me parece que pretenda sê-lo. Trata-se, sim, de um livro que, com simplicidade, mas tocando todos os pontos essenciais, apresenta um retrato preciso e claro para uma figura que gera muita expectativa. E uma leitura interessante, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário