quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sonhos Esquecidos (Josephine Angelini)

Todas as esperanças dos Rebentos repousam em Helena, a única capaz de descer ao Mundo dos Mortos e, talvez, parar as Fúrias, que, com o seu desejo de vingança, mantêm viva a guerra entre as Casas. Mas o seu dom tem um preço e a cada noite que Helena passa sem sonhar, em busca de respostas no Mundo dos Mortos, o seu corpo enfraquece um pouco mais. Além disso, nunca se sentiu tão sozinha. A sua relação de parentesco com Lucas dita que ambos devem estar separados, independentemente do que isso lhes custe. E, enquanto Helena tenta encontrar uma resposta, enquanto, pouco a pouco, o seu corpo enfraquece, há uma figura que a observa. É que nem só o dom de Helena a torna especial. E libertar os Rebentos do poder das Fúrias pode ser apenas uma parte do seu destino.
Seguindo na linha dos acontecimentos de Predestinados, mas com alguns desenvolvimentos interessantes, este segundo volume tem, essencialmente, as mesmas forças e fragilidades que o primeiro, ainda que em graus diferentes. As fragilidades, mais uma vez, prendem-se com o desenvolvimento de algumas atitudes dos protagonistas, um pouco excessivos na fúria e, por vezes, um pouco vagos na forma como definem as suas relações. Ainda assim, há uma evolução neste aspecto e, se é certo que a relação entre Lucas e Helena continua a definir-se por opostos - momentos de grande ternura e situações de grande fúria - , também o é que o rumo dos acontecimentos os leva a crescer um pouco.
Também por isso, e mais uma vez, o menos marcante neste livro acaba por ser o romance. E isto leva-me aos pontos fortes. A escrita continua a ser bastante simples e directa, mas o equilíbrio entre acção, contexto e descrição continua a ser bastante bom. Quanto ao contexto, as novas revelações relativas ao sistema, com todos os mistérios e capacidades inerentes aos Rebentos (e outros elementos mitológicos associados), mantêm viva a curiosidade em saber mais. Além disso, estas novas revelações repercutem-se em situações delicadas, momentos intensos e a ocasional situação emotiva marcante, tudo factores que tornam a história envolvente e interessante.
Há também uma agradável aura de mistério ao longo de todo o enredo. Cedo se percebe que a questão das Fúrias é apenas parte do problema, mas o que diz respeito ao restante é revelado de forma muito espaçada, mantendo em suspenso - e abrindo caminho para - as revelações intensas da fase final. Claro que continua a haver perguntas em aberto, até porque a série continua, mas as novas respostas são, por si mesmas e pelos momentos em que surgem, muito interessantes e deixam antever várias possibilidades intrigantes para o que se seguirá.
Intrigante e agradável, Sonhos Esquecidos segue, no mesmo estilo, mas com uma boa evolução, as linhas gerais do primeiro livro da série, acrescentando novos elementos e um percurso de crescimento a uma história bastante cativante. Fica, pois, a curiosidade em saber o que virá a seguir, e a impressão global de uma boa leitura. Gostei, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário