segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sorte Explosiva (Janet Evanovich)

Não é fácil ser-se caçadora de recompensas, principalmente quando se anda em maré de azar. É esse o caso de Stephanie Plum. Acaba de regressar do Havai, descobre-se na posse de uma fotografia que, sem dar importância, manda para o lixo, mas que é procurada por muita gente perigosa. Além disso, os faltosos que tem de procurar são, além de caricatos, inesperadamente evasivos. Como se não bastasse, a vida amorosa anda bastante complicada e a da sua melhor amiga também parece ter levado uma reviravolta... peculiar. Lidar com tudo isto pode ser um desafio difícil, mesmo que o invulgar já se tenha tornado rotina da vida de Stephanie.
Escrito num estilo simples e com uma história leve e divertida, este é um livro feito, acima de tudo, para entreter. E cumpre o objectivo. Enquanto caçadora de recompensas, Stephanie Plum não podia estar mais longe do ideal, com um nível de força física não muito elevado e uma tendência para ser algo desastrada. E isto coloca-a numa série de situações caricatas, que, desde logo, proporcionam vários momentos divertidos. 
Mas os traços invulgares não se esgotam na protagonista. Desde os seus interesses amorosos, à família, passando pela melhor amiga e sem esquecer os alvos, quase todas as personagens têm algo de peculiar. Nalgumas delas, nota-se algum exagero, o que torna as situações um pouco menos credíveis. Ainda assim, e no geral, a história é cativante quanto baste, agradável e bastante divertida.
Sendo apenas parte de uma série maior, há, naturalmente, questões em aberto, como seria de esperar. Ainda assim, os problemas essenciais - dos faltosos de Stephanie e da abundância de pessoas em busca da tal fotografia - são resolvidos. O enredo, com as suas várias linhas, tem ponto de partida e conclusão, o que permite apreciar a leitura, mesmo sem conhecer tudo o que aconteceu nos livros anteriores.
Intrigante e envolvente, com uma história divertida - e um pouco surreal - e um conjunto de personagens interessantes, Sorte Explosiva é, em suma, um livro de entretenimento puro. Agradável e divertido, um bom livro para descontrair.

Sem comentários:

Enviar um comentário